Festival Rango de Rua é neste final de semana, confira a programação

O Festival Rango de Rua será realizado nos dias 17 e 18 de agosto, em Varginha, e promete celebrar os sabores da rua com programação gratuita repleta de gastronomia, música e muitas atividades infantis.

Varginha se prepara para receber a segunda edição do Festival Rango de Rua, que será realizado nos dias 17 e 18 de agosto, a partir de 11h, na Alameda Olívio Bregalda, no bairro Santa Luiza. Com entrada totalmente gratuita, o evento espera proporcionar uma experiência única, que reúna gastronomia, arte, cultura e muita diversão.





Durante os dois dias, o público poderá desfrutar de uma ampla variedade gastronômica, com expositores que trarão o melhor da culinária urbana da região, além de estabelecimentos já consagrados na cidade, que desenvolveram cardápios especiais para essa experiência de rua.

Todos os expositores terão pratos a valores acessíveis, para que o público possa explorar o máximo de sabores possível, acompanhados de cachaças e cervejas artesanais, e uma ampla diversidade de bebidas.


Outro destaque do Festival Rango de Rua será a cozinha ao vivo, onde os chefs Pedro Ribeiro (Pedro Ribeiro é um chef com vasta experiência em gastronomia brasileira, com foco em produtos nacionais. Ao longo de sua carreira, desenvolveu uma afeição especial pelo trabalho com pescados e frutos do mar. Após passar por grandes restaurantes, como Dalva e Dito, de Alex Atala, Maní, de Helena Rizzo, e Jiquitaia, do chef Marcelo Corrêa Bastos, agora trabalha como Chef Executivo do Charco, de Tuca Mezzomo, que conquistou a 35ª posição no ranking dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina em 2022.) e Daniel Pantuzzo (indicado a chef revelação do ano pela Revista Encontro e atual comandante da cozinha do Babel, em Belo Horizonte) apresentarão suas habilidades culinárias e compartilharão dicas e receitas com o público, incluindo degustação gratuita para os participantes.

Além disso, haverá uma feirinha de artes e quitutes, com cerca de 20 expositores da região, e intervenções artísticas de grafite e lambe-lambe, com murais ao vivo dos varginhenses Dani Werneck (Werneck Arts) e Leonardo Beltrão (#umlambepordia), transformando o espaço em uma verdadeira galeria a céu aberto.

A programação infantil também será um dos grandes destaques do evento, reunindo atrações circenses comandadas pela trupe “O circo chegou!”, e uma pitada de magia com oficinas de circo, grafite e jardinagem, incluindo a montagem de um espaço família, com fraldário e estrutura de apoio para as famílias.







Segundo Diego Rezende, um dos organizadores do Festival, um dos pontos importantes da segunda edição do Rango de Rua é justamente a movimentação econômica da região. “Mais de 80% dos envolvidos no evento – entre expositores e fornecedores – são de Varginha e entorno, o que contribuirá para a geração de renda e inúmeros postos de trabalho temporários. Uma de nossas preocupações é contribuir com o fortalecimento da economia da cultura e dos eventos na região, reconhecendo e dando espaço aos inúmeros agentes locais. Teremos cerca de 20 expositores na feirinha e 15 expositores gastronômicos e de bebidas artesanais da região”.
Programação Musical

A programação musical será um dos pontos altos do Festival Rango de Rua, incluindo artistas e grupos de destaque na região – como Marginália, Estephanie Nascimento, Sissibonaflá, Baião Virado e Natashha e os Anéis de saturno -, além de nomes já consolidados no cenário nacional, como A Banda Mais Bonita da Cidade e a cantora Julia Branco.

Trazendo um gostinho de carnaval para o evento, ainda teremos o Bloco Besourinhos, reconhecido como o melhor bloco de Beatles do Brasil, e o consagrado Chama o Síndico, de Belo Horizonte, que homenageia os grandes Tim Maia e Jorge Bem com uma energia contagiante.

Segundo Rosildo Beltrão, responsável pela parte artística e musical do Festival Rango de Rua, a ideia foi propor um grande intercâmbio entre artistas da região e alguns grupos de fora.







“Estamos promovendo um revival da Marginália, que teve grande destaque em Varginha antes da pandemia, e trazendo a Natashha pela primeira vez para a programação. Estephanie Nascimento, Sissibonaflá e Baião Virado já comprovaram sua qualidade e, sem dúvida, estão entre os grandes expoentes da música de Varginha. O Besourinhos vai abrir a programação com muito Beatles em ritmo de carnaval e o Chama o Síndico encerra a primeira noite de evento com a energia lá em cima. Já no domingo, para encerrarmos com chave de ouro, teremos os espetáculos de Julia Branco e A Banda Mais Bonita da Cidade, que proporcionarão um encontro inédito na cidade. Fechar o festival ao som do hit Oração, que ficou famosa nacionalmente, será um momento mágico! Estamos com uma expectativa muito grande para o evento”.

O Festival Rango de Rua é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o incentivo da Cemig.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA (*)

* Horários sujeitos a modificação.

Sábado | 17/ago:



11h: abertura (DJs Maroca e Júlio Neto)
11h30: murais de grafite e lambe-lambe com Werneck e #umlambepordia
12h30: Cozinha ao vivo com o chef Daniel Pantuzzo
13h30: Bloco Besourinhos
15h: Baião Virado
16h30: Natashha e os Anéis de Saturno
18h: Marginália Revival
19h30: Chama o Síndico

Domingo | 18/ago:11h: abertura (DJs Maroca e Júlio Neto)
12h: Sissibonaflá
12h30: Cozinha ao vivo com o chef Pedro Ribeiro
13h30: Estephanie Nascimento
15h30: Julia Branco
16h30: A Banda Mais Bonita da cidade

Atividades infantis (nos dos dias): 11h30-14h: escola de circo (Trupe O circo chegou!)
14h-17h: oficinas de grafite e jardinagem
15h30: espetáculo de circo

ARTISTAS CONFIRMADOS NA PROGRAMAÇÃO

A Banda Mais Bonita da Cidade: Com um repertório que mistura MPB e indie, a Banda Mais Bonita da Cidade garantirá um espetáculo repleto de alegria e boas vibrações. A banda sobe ao palco com seu novo disco “O Futuro Já Está Acontecendo”. Além de apresentar as músicas do novo álbum, clássicos como: “Se eu Corro”, “Uma Atriz”, “A Balada da Contramão” e o maior sucesso da banda “Oração”, também estão no repertório do show.

Bloco Chama o Síndico: Com uma energia contagiante, o Bloco Chama O Síndico fará todos dançarem ao som de clássicos da música brasileira, homenageando grandes nomes como Tim Maia e Jorge Ben Jor.






Júlia Branco: Conhecida por sua voz cativante e letras poéticas, Julia Branco trará ao palco o show Baby Blue, que apresenta as canções de seu recém-lançado segundo álbum. O disco conta com composições solo da artista, e outras em parceria com Bruno Cosentino, Siso e Guilherme Lírio. Há ainda a releitura de uma canção de Caetano Veloso, além da apresentação de composição inédita de Arnaldo Antunes, ambas lançadas por ela no novo trabalho.

Bloco Besourinhos: diretamente do carnaval, eles abrem a festa transformando Beatles em marchinhas, prometendo animação e alegria para toda a família com um toque psicodélico.

Baião Virado: uma tempestade de ritmos nordestinos como baião, forró e maracatu. É uma celebração visceral da nossa cultura, fazendo todos se moverem instintivamente.

Natashha e os Aneis de Saturno: uma mistura deliciosa de música brasileira, do Clube da Esquina à Tropicália, com um toque moderno. Prepare-se para uma viagem que vai do pagode dos anos 90 a novas vozes como Liniker e Johnny Hooker.

Marginália Revival: trazendo o melhor da música brasileira do Sul de Minas, com pitadas de Caetano Veloso, Gal Costa, Rita Lee, Criolo e mais. Ideal para quem ama MPB e quer dançar até cansar!

Sissibonaflá: Rodando as estradas desde 2006, o Sissibonaflá canaliza o espírito dos anos 60 e 70 com clássicos do rock, MPB e pop rock nacional e internacional. Com influências de gigantes, como Beatles, Pink Floyd, Creedence, The Doors e Led Zeppelin, eles garantem que você vai dançar até perder o juízo.

Estephanie Nascimento: imagine uma tempestade de samba batendo forte, arrastando o público em um turbilhão de emoções? Imaginou? Pois é. Estephanie, nossa jóia do samba, vem com um repertório repleto de clássicos que evocam a alma da música negra brasileira. Com interpretações de Alcione, Dona Ivone Lara e Clara Nunes, ela não está aqui para brincar. Veio simplesmente para incendiar o palco e deixar uma marca indelével!

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

#umlambepordia: Saindo das ruas da capital mineira, os cartazes de Leonardo Beltrão trazem poesia crua e visceral para os muros do festival. Frases como “o coração é o norte” e “por favor, não me siga, eu também estou perdido” são como gritos de alma que ecoam pela cidade, quebrando a monotonia da rotina e provocando reflexão. Isso é poesia em estado bruto, livre e sem amarras!

Dani Werneck: Dani Werneck, a muralista que transforma concreto em sonhos, estará no Rango de Rua com sua arte vibrante e cheia de vida. Seus murais são portais para outros mundos, onde a cor e a forma se encontram em uma dança hipnótica. Não é apenas grafite, é um manifesto visual contra a monotonia urbana.






Trupe O Circo Chegou: E para os amantes do caos organizado, a Trupe Gaia traz seu espetáculo circense itinerante! Malabares, monociclo, acrobacias aéreas e tudo mais que faz seu coração acelerar e sua mandíbula cair. Eles misturam habilidade e comicidade em uma performance que é tanto um espetáculo quanto um desabafo da alma. Prepare-se para rir, maravilhar-se e, acima de tudo, sentir a pura energia da arte de rua.

SERVIÇO:
Evento: Festival Rango de Rua – 2ª Edição
Data: 17 e 18 de agosto
Horário: Sábado (11h – 22h) e Domingo (11h – 19h)
Local: Alameda Olívio Bregalda, s/n – Santa Luiza – Varginha/MG
Entrada: Gratuita

Comentários