Prefeitura de Varginha Memorial do ET





Memorial do ET \ Varginha (MG) \ Imagem de Beto Menali


A Prefeitura de Varginha entregou à população, um dos maiores e mais esperados atrativos turísticos de Varginha, o Memorial do ET, localizado no alto da Vila Paiva e onde está em funcionamento a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio.
O espaço também foi contemplado com um Planetário que vai exibir filmes em 360º de curta duração, educacionais e culturais, com agendamento de horários.
A Cerimônia de inauguração do Memorial foi realizada na noite de 08 de novembro de 2022, mesmo dia da premier de lançamento do documentário sobre o caso "Moment of Contact", do diretor norte-americano James Fox, em Nova Iorque.
Localizado em um ponto estratégico de onde pode-se ver grande parte da cidade de Varginha, a estrutura conta também com luzes coloridas, ET´s lúdicos e outras curiosidades relativas à ufologia que agradaram as pessoas que compareceram à inauguração, de crianças da rede municipal de Educação a adultos, incluindo ufólogos e convidados.
O imóvel foi denominado “Radialista José Galvão Conde”, falecido em 22 de março de 2018. Receberam presencialmente a homenagem, a filha, Rosângela Conde e o filho Júlio Conde, acompanhado da esposa Vanilda Vilas Boas Conde e neto. Rosângela, representando a família, em seu pronunciamento disse estar honrada com a homenagem.
Uma das testemunhas da aparição do extraterrestre no dia 20 de janeiro de 1996, Kátia Xavier disse em seu pronunciamento descontraidamente, que não iria contar novamente a história que presenciou. “Eu fico muito feliz de poder estar aqui com vocês nessa noite”, revelou.
O ufólogo Marcos Leal revelou que o caso da ufologia de Varginha o fascinou aos 11 anos. “Me inspirei em grandes ufólogos”, conta. Ele agradeceu “todas as testemunhas civis e militares que se envolveram com os fatos, Kátia Xavier, Valquíria e Da. Luiza Silva e todos que colaboraram com as informações, pois graças a elas que podemos estar aqui hoje; agradeço também aos ufólogos Ubirajara Franco Rodrigues, Vitório Pacaccini – responsável por testemunhos dos militares – João Marcelo Marques Rios e Giordano Mazutti que não puderam estar aqui; graças ao prefeito Vérdi e ao Barry podemos estar aqui hoje, pois acreditaram na nossa pesquisa”. Marcos lembrou que, “em 2006 nos reunimos para reinvestigar o caso e conheci o documentarista James Fox, que após saber das questões muito sérias resolveu fazer um documentário sobre o episódio de Varginha”.


O secretário municipal de Turismo de Varginha, Barry Charles Sobrinho disse que foi um desafio concluir esse projeto. “A obra levou 14 anos para estar concluída e a palavra hoje é de felicidade de poder estar aqui hoje com o nosso líder e prefeito Vérdi que tem feito um trabalho de união com os secretários”. A demora da conclusão se deu em decorrência de vários fatores, empreiteiras que não cumpriram o compromisso, a burocracia, entre outros.
O vice-prefeito Leonardo Ciacci registrou que “a Administração Municipal teve o carinho com esse espaço que estava em desuso e hoje é mais um instrumento público entregue à população e, nós continuaremos fazendo o que for melhor para a nossa cidade de Varginha”.
O prefeito Vérdi afirmou que obviamente acredita no caso, pois os estudos foram profundos e contundentes e, agradeceu todos os que trabalharam para que esse projeto fosse concluído. “Nós queremos e vamos fazer dessa cidade, a cidade que sonhamos pra nós, para nossos filhos e para as futuras gerações, fazendo investimentos como esse sobre o caso do ET”, disse o prefeito. Vérdi agradeceu os secretários municipais que prestigiaram a inauguração, além do Barry: Joadylson Barra Ferreira (Meio Ambiente), José Manoel Magalhães Ferreira (Habitação e Desenvolvimento Social), Honorinho Ottoni (Administração), Ronaldo Gomes (Planejamento), William Gregório Grande (Obras e Serviços Urbanos), Marcos Batista (Agricultura), Juliano Cornélio (Desenvolvimento Econômico), Armando Fortunato Filho (Saúde), André do Vôlei (Esportes e Lazer), além de Marcos Cleber Sales (diretor da Guarda Civil Municipal), Alemão do Café - Edson Menegueli (presidente da Fundação Hospitalar do Município de Varginha, Rosana Moraes (diretora do Hospital Bom Pastor), Marcos Benfica (diretor-superintendente da Fundação Cultural), Ana Paula Amorim (diretora do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha) e outras autoridades e convidados.
A Prefeitura faz o investimento no Memorial do ET com a finalidade de dar importância à ufologia e consequentemente aquecer a economia com mais estudos e atrativos turísticos.
Em entrevista, o ufólogo Vitório Pacaccini ressaltou que o Memorial do ET em Varginha é o maior museu de ufologia da América Latina. “Varginha como sempre na vanguarda, uma cidade empreendedora, que com essa inauguração perpetua o caso do ET que será lembrando e conhecido em todo o mundo lado a lado com o Caso Roswell e isso para a ufologia brasileira é de muito orgulho”, declarou.


DOCUMENTÁRIO
No dia 18 de outubro, o documentário “Moment of Contact” foi lançado nos Estados Unidos e a premier de lançamento ocorreu em Nova Iorque, exatamente na data de inauguração do Memorial. A legenda do filme de 107 minutos chama o caso de “Roswell Brasil”.
“Eu realmente acredito nessas pessoas”, afirma o autor do documentário, James Fox.
O documentário aborda um dos mais relevantes casos da ufologia que ocorreu no Brasil, em 1996. James Fox retorna a cidade e busca reunir junto àqueles que de alguma forma foram envolvidos nos eventos, os relatos tanto do encontro com criaturas extraterrestres, quanto a possível queda de um OVNI nas imediações e o envolvimento de militares no acobertamento dos eventos.
Logo após o descerramento da placa de inauguração, os convidados puderam assistir ao documentário Moment of Contact.
Alunos presentes na solenidade foram assistiram a filmes em 360º no Planetário. Também estavam expostos peças como esculturas de ET, camisetas e bonés sobre ufologia.


MEMORIAL DO ET
O Memorial do ET, funciona de terça a domingo, e também aos feriados, das 9 às 19 horas.
É obrigatório o registro dos visitantes com idade acima de 13 anos.
O portão para entrada do público é fechado às 18h30.
Já no Planetário, onde há exibição de vídeos temáticos, o funcionamento é de acordo com as sessões.
Os visitantes recebem uma senha conforme ordem de chegada. O local comporta 28 pessoas.
Veja a programação de sessões no Planetário:


De terça a sexta-feira, em três sessões: 10h, 16h e 18h.
Aos sábados, são cinco sessões: 10h, 14h, 16h, 17h e 18h;
Aos domingos e feriados, seis sessões: 10h, 11h, 14h, 16h, 17h e 18h.


Instruções aos visitantes
A prefeitura reforça que a visitação é gratuita, porém, possíveis danos deverão ser ressarcidos.
Algumas regras são sugeridas no local pela secretaria de Turismo.
---------------------------------
Tanto no Memorial do ET, quanto no Planetário, é proibido o consumo de comida e/ou bebidas, tampouco fumar dentro do local.
Também não é permitida a entrada usando trajes de banho, nem mesmo a entrada de animais (exceto cão-guia).


Fonte: Prefeitura de Varginha, https://memorialdoet.com.br/

Veja a localização do Memorial do ET e do Planetário em Varginha (MG)











fonte https://memorialdoet.com.br/

Comentários