Documentário “Costumes e Fazeres” relata desafios e cultura na Agricultura Familiar no Sul de Minas


Estreia nesta sexta-feira (5) o documentário “Costumes e Fazeres” retratando a realidade da agricultura familiar, com seus desafios e as superações nos últimos anos.

Quais são os desafios de quem produz para a agricultura familiar? O que mais impacta dentro dessa cadeia? E para onde vai essa produção? São essas perguntas que o documentário “Costumes e Fazeres na Agricultura Familiar” irá responder.
O produtor Sebastião Santos toca a propriedade herdada pelos pais ao lado dos filhos. | Imagem de divulgação.

O documentário estreia nesta sexta-feira, 05 de abril, na Rede Minas. Produzido com o apoio do governo estadual de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a produção mostrará a realidade do dia a dia do produtor do Sul de Minas, com todos os desafios da Agricultura Familiar.







Servem como pano de fundo, as cidades de Campos Gerais, Poço Fundo, Machado e Monte Belo.

O documentário percorreu essas cidades, na zona rural, conhecendo o trabalho de pequenos produtores que unem cultura, tradição e sucessão familiar para produzir dentro da cadeia alimentícia. A visão da modernidade em contraste com as tradições e os desafios da produção até a comercialização de grãos, hortaliças, leite e frutas.

Em Campos Gerais, a produtora de café e hortaliças do sítio Barreirinho, Maria Rita, aponta os métodos de trabalho, e as adversidades do clima, como as maiores dificuldades.

Segundo ela, a união da família é o que dá força às produções. “Tem que ser com pessoas que gostam da agricultura para poder prosseguir, porque a gente depende da nossa produção para a sobrevivência e para dar um estudo bom para nossos filhos e netos, veio a acrescentar para a família e não deixo morrer”, afirma.







Atualmente, Minas Gerais é o estado que possui o segundo maior número de famílias que trabalham na agricultura familiar. Um dos nossos personagens, Sebastião dos Santos, produtor no município de Machado, encontrou no cultivo de frutas vermelhas uma alternativa para aumentar a renda da família e está na lida em conjunto com a esposa e as filhas. Para ele, a produtividade das frutas é o ponto forte, mas ainda encontra dificuldade com a mão de obra e o escoamento da produção, por se tratar de alimentos delicados. Hoje, a cidade conta com mais de 40 produtores que cultivam frutas vermelhas, correspondendo a 20% da produção estadual.

Além das frutas, 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são oriundos da agricultura familiar e ocupam apenas 24,3% das terras cultivadas em nosso território, enquanto o agronegócio produz quase integralmente para exportação de commodities de monocultura ocupando 75,5% das terras cultivadas do país, segundo último censo do setor.

O vídeo documentário terá 45 minutos de duração e foi gravado em definição 4k. Será publicado para várias plataformas digitais disponíveis no mercado, adequando o tempo às redes sociais, criando assim posts em série para sites, YouTube, Facebook e Instagram.

A exibição se dará também através da Rede Minas de Televisão para todo o Estado de Minas Gerais.

Comentários