Matéria publicada no Jornal Folha de Varginha número 442
O 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) comemorou os 38 anos de instalação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Varginha no dia 6 de outubro. Para celebrar a data, a corporação convidou autoridades civis e militares, veteranos, familiares e parceiros para uma homenagem solene.
O evento foi realizado no Teatro Marista Mestrinho. Foi uma cerimônia oficial, com apresentação da bandeira e de armas, execução de hinos Nacional e da corporação, discursos de autoridades.
Contou com a presença de autoridades como o prefeito de Varginha, Verdi Lúcio Melo, o deputado estadual Professor Cleiton de Oliveira e vereadores.
Foram homenageados autoridades e empresários que colaboram com a instituição.
Um momento emocionante foi o reconhecimento ao empresário Affonso Henriques Madeira, que deu o pontapé inicial para a instalação dos bombeiros em Varginha.
Há 40 anos ele iniciou uma campanha pela Rádio Vanguarda, da qual era diretor e pelo Sindicato do Comércio Varejista, do qual era presidente.
Leia Também: Novo supermercado tem vagas abertas em Varginha
Convidou pessoalmente, e com recursos próprios, empresários de Varginha, Três Corações, Elói Mendes, Monsenho Paulo e Rio de Janeiro. No caso, o saudoso Ruy Barreto, que foi presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e um dos principais empresários do país. Como criador da Café Solúvel Brasília, levou o café brasileiro para 76 países.
A reunião foi realizada com presença maciça dos empresários. O documento final foi assinado por todos e encaminhado para os governos federal, estadual, municipal, deputados e senadores com ligação com o Sul de Minas.
Foi uma iniciativa feita por um cidadão anônimo, que nunca se candidatou a cargo político e, por gostar de Varginha, promovia ações como essa, sem pensar em recompensas ou remuneração.
O comandante do 9º BBM, tenente-coronel Rodrigo Paiva de Castro, disse que essa foi uma das homenagens mais importantes. “Não fosse o senso cívico do senhor Affonso, talvez não estivéssemos hoje comemorando os 38 anos dos bombeiros em Varginha”.
O Batalhão
Leia Também: Inmet emite alerta de perigo para Sul de Minas; Varginha está incluída
Instalado em dia 7 de outubro de 1985, o Corpo de Bombeiros Militar em Varginha comemora aniversário juntamente com o município, e desde então tem atuado nas ocorrências de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, dentre outras ações relevantes nos últimos anos como projetos sociais, resgate e Proteção e Defesa Civil.
A unidade teve seu porte elevado ao longo do tempo, passando a ter autonomia em 25 de dezembro de 2006 ao se tornar Companhia Independente, e ampliando seu nível de organização para estrutura de Batalhão em 30 de janeiro de 2007.
Além de Varginha, o 9º BBM possui instalações físicas nos municípios de Lavras, Três Corações, São Lourenço e Boa Esperança.
De acordo com o comandante, Tenente-Coronel Rodrigo Paiva de Castro, o momento de celebração é importante para reconhecer os trabalhos que foram realizados ao longo da história do Corpo de Bombeiros Militar em Varginha e para homenagear aqueles que fazem parte da história da Unidade.
Comentários
Postar um comentário