
No dia 23 de setembro, a morte do Beato Padre Victor completa 118 anos.
As homenagens ao primeiro homem negro e escravizado liberto reconhecido sacerdote no Brasil começam nesta quinta-feira (14/9), com a novena.
No domingo (17/9), haverá a Romaria dos Cavaleiros e Amazonas. A saída será às 7h30, da Praça d’Aparecida. O percurso vai até a Faxina (zona rural). Em seguida, será celebrada uma missa.
No dia 22/9, às 18h, haverá procissão luminosa com saída da Praça Cônego Victor. Em seguida haverá missa e o encerramento da novena.
No dia 23, estão programadas várias missas e procissões. Também haverá a tradicional feira na Praça Central de Três Pontas.
No domingo, dia 24, haverá ainda a queima dos pedidos, após a missa das 10h30, em frente a Herma do Beato.
As ações devem atrair cerca de 50 mil peregrinos para a cidade.

Novena
A novena acontece de 14 a 22 de setembro com procissão às 5h. Haverá missas às 5h30, 12h, 15h e 19h no Santuário Diocesano Nossa Senhora D’Ajuda, onde estão os restos mortais do sacerdote.
No domingo, dia 17, a procissão será às 6h30 e as missas as 7h, 9h, 10h30, 15h, 17h e 19h.
Quem for fazer a novena em casa, pode acessar o livreto ou a novena em áudio clicando aqui.
Dia de Padre Victor
No dia 23, Dia do Padre Victor haverá Procissão da Penitência às 3h30. A saída será da Matriz Nossa Senhora Aparecida com destino à zona rural da Faxina. Em seguida será celebrada uma missa às 6h, na Capela Santa Cruz.
Leia Também: Confira o que abre e fecha no feriado da Independência em Varginha
No mesmo dia, porém às 4h30, haverá alvorada pela corporação musical Luiz Antônio Ribeiro, na Praça Cônego Victor.
No Santuário Diocesano Nossa Senhora D’Ajuda haverá missas às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.
Quem foi Padre Victor
Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha em 12 de abril de 1827. Era filho da escravizada Lourença Maria de Jesus, já o nome de seu pai é desconhecido. Foi batizado em 20 de abril do mesmo ano.
Com a ajuda de sua madrinha de batismo, Mariana Bárbara Ferreira, que lhe deu um dote, entrou para o seminário em 1849, onde concluiu sua formação em 1951. Esses dois anos não foram nada fáceis para Victor, que foi humilhado pelos colegas de seminário.
Em entrevista ao G1, Dom Diamantino Prata de Carvalho, que acompanha o processo de beatificação de Victor desde o início, conta que “Os próprios colegas de Padre Victor o humilhavam queriam que ele fizesse trabalhos de escravo, limpar o chão, os sapatos de todos”.
Depois de formando, voltou para Campanha.
Um ano depois foi enviado à cidade de Três Pontas, onde também não foi bem recebido por ser negro. Porém sua dedicação e humildade conquistou à população e o fez admirado e querido por todos.
Depois de 53 anos como pároco em Três Pontas o Beato faleceu e 23 de setembro de 1905.
Leia Também: Confira a programação das Paróquias de Varginha para Corpus Christi
Conta-se que durante os três dias de velório, seu corpo exalava perfume de rosas, cuja origem era desconhecida. Antes de ser sepultado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, que ele ajudou a construir, houve ainda um cortejo com seu corpo na cidade.
Tornou-se beato em 2015, quando os cardeais aprovaram, por unanimidade, um milagre atribuído ao sacerdote que consistia na gravidez de uma moradora de Três Pontas. Até então, a cura já havia sido reconhecida como “inexplicável” por médicos e por uma comissão de teólogos.
O processo para se tornar canonização continua no Vaticano.
Registro de Graças alcançadas
Os fiéis que desejam registrar as graças alcançadas por intercessão do Beato Padre Victor devem entrar em contato com o Memorial Padre Victor pelo e-mail contato@padrevictor.com.br ou clicando aqui.
Também é possível enviar uma carta para a Associação Padre Victor (Praça Cônego Victor, 45, Centro – Três Pontas / MG CEP 37.190-000)
Mais informações pelo (35) 3265-2627.

Novena em Varginha
Em Varginha, também haverá novena. As celebrações serão na Comunidade Padre Victor, que fica na Rua Farmacêutico Joaquim Santana, 500 – bairro Padre Victor.
Todos os dias haverá padres convidados para celebrar a missa.
Nos dias 14 e 15 e de 18 a 22, a reza do terço começa às 18h30 e a missa às 19h.
Nos dias 16 e 17, a reza do terço começa às 17h30 e a missa às 18h.
Comentários
Postar um comentário