Empresas de médio e grande porte se instalam em Varginha. Distrito industrial será ampliado para novos negócios.
Varginha, no Sul de Minas, vive um momento pujante na atração de investimentos privados. Nos últimos dois anos, pelo menos, 20 empresas de médio e grande porte chegaram ao município, que conta hoje com dois vetores de desenvolvimento para instalação dos empreendimentos: um privado, junto ao Porto Seco, e um com áreas públicas, mais conhecido como Distrito Industrial da Walita. Este último passa por obras de ampliação e a expectativa é que receba negócios de diferentes portes a partir do segundo semestre.
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, são ao todo 420 mil metros quadrados que estão sendo incorporados à área já existente. Entre a aquisição da área e as obras de infraestrutura, a prefeitura está investindo cerca de R$ 30 milhões. A negociação com empresas que deverão ali se instalar também já começou.
“Por questões de sigilo não podemos revelar as empresas, mas temos focado em indústrias farmacêuticas, automotivas, eletroeletrônica e de base tecnológica. Também destinaremos aproximadamente 100 mil metros quadrados para micro e pequenas empresas que já atuam na região e precisam de áreas para ampliar suas operações”, revelou.
Quanto às empresas que estão chegando de fora, conforme o secretário, alguns fatores têm sido primordiais para o processo de atração. Infraestrutura, serviços de saúde, segurança e educação e disponibilidade de mão de obra qualificada são os grandes diferenciais da cidade.
Publicidade
“Considerando um raio de 60 quilômetros são 800 mil habitantes, o que resulta em farta mão de obra. Com isso, temos sido destaque na geração de emprego no Sul do Estado. Em 2022, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Varginha foi a que mais criou vagas. Encerramos o ano com saldo de 2.545 (empregos)”, ressaltou.
Porto Seco de Varginha
Os espaços privados para instalação de empresas no município citados pelo secretário estão localizados no Porto Seco Sul de Minas e somam cerca de 200 mil metros quadrados. No local, estão grandes operações como Eurofarma, Mercado Livre, Libbs Farmacêutica, O Boticário, Grupo Marelli e Gold Dko.
“Neste caso, atuamos na interlocução de atração dos investimentos e concedemos incentivos fiscais municipais. No Distrito Industrial da Walita fazemos até cessão de área dependendo do porte do investimento, da geração de empregos e do faturamento e arrecadação que a empresa vai trazer”, revelou.
Neste Distrito Industrial (DI), que opera sob gestão da prefeitura, há empresas como Melitta, Thermo-Iso e, em breve, entrará em operação a Tintas Beira Rio. “O local ficou conhecido como Distrito Industrial da Walita porque teve início, lá atrás, com a fábrica da Philips Walita. Mas hoje a região abriga outros grandes players”, finalizou.

Comentários
Postar um comentário