Prefeitura de Varginha vai realiza o LIRAa entre os dias 09, 10 e 11 do mês de janeiro







COMPARTILHAR











Primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti do ano de 2023

Será realizado nos dias 09, 10 e 11 do mês de janeiro, o 1º (primeiro) LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti do ano de 2023 que consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde, sendo que o mesmo será realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis.

Nos imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, serão recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto de um formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde se fará a contagem e a identificação das mesmas.

Após todo esse trabalho, todos os dados são lançados no sistema do Ministério da Saúde, onde o mesmo classifica o município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco.

No último levantamento realizado no mês de outubro do ano de 2022, o Município foi classificado como BAIXO RISCO, devido uma quantidade menor de depósitos com focos de larvas positivas encontradas, num total de 16 focos do mosquito Aédes Aegypti e 02 focos do mosquito Albopictus.

Os bairros com maiores números de focos foram o Bom Pastor 02 (dois) focos, Jardim Andere 02 (dois) focos, Parque Ileana 02 (dois) focos.

Os depósitos que mais predominaram foram vasos de Plantas e Baldes.

Somente após o resultado do LIRAa a Vigilância Ambiental dará início aos Mutirões da Dengue de 2023 priorizando os bairros apontados pelo LIRAa com maior índice de focos do Aedes.

Comentários