Setembro Amarelo 2022: “A vida é a melhor escolha!”










Foto: Shutterstock











A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam o Setembro Amarelo desde 2014, sendo o dia 10/9 oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo. O lema da campanha este ano é “A vida é a melhor escolha!”.



A escolha da cor amarela vai além de uma tentativa de evitar confusões com outras campanhas, como Outubro Rosa e Novembro Azul.

O amarelo é em homenagem à Mike Emme, um jovem estadunidense que tinha um Mustang amarelo. Ele suicidou com apenas 17 anos de idade. Em seu funeral, cartões com fitas amarelas foram entregues com a mensagem: “se você precisar, peça ajuda”.
Dados

Segundo a última pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Contando com episódios subnotificados, estima-se mais de um milhão de casos.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, que equivale em média 38 suicídios por dia. Apesar da queda dos números em todo o mundo, os casos nos países da América aumentaram 17% entre 2000 e 2019.



Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta maior causa de morte, depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Segundo dados da OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios.

No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil).

Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).



Praticamente 100% dos casos de suicídio são relacionados à doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Assim, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se essas pessoas tivessem acesso a tratamento psiquiátrico e informações.
Centro de Valorização da Vida

Fundada em 1 de março de 1962 na cidade de São Paulo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. O CVV atende de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar.

O atendimento é feito sob total sigilo pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias que pode ser acessado no site www.setembroamarelo.org.br. Em Minas Gerais, o Centro tem postos de atendimento em Alfenas, Belo Horizonte, Ipatinga, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia.



O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico.

A respeito do Setembro Amarelo, você pode encontrar diversos materiais de uso público no site da campanha, como diretrizes para a divulgação e participação da campanha, materiais para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

FONTE BLOG DO MADEIRA

Comentários