Educação: vereador cobra da prefeitura a ampliação das vagas nas creches






Por Raquel Cristina


Muitas famílias dependem das creches para a retomada ao trabalho e, devido à extensa fila de espera, acabam não conseguindo as vagas em tempo hábil.

Apesar da Prefeitura anunciar a construção de mais um CEMEI em Varginha, o problema com as filas de espera para conseguir vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil ainda é grande.

Muitas famílias dependem das creches para a retomada ao trabalho e, devido à extensa fila de espera, acabam não conseguindo as vagas em tempo hábil.

É diante deste problema que Marquinho da Cooperativa vem, de forma recorrente, solicitando providências cabíveis em curto prazo para que todas as famílias sejam contempladas com o serviço público que lhes é de direito.

“A Constituição Federal prevê assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escolas. Independentemente da remuneração dos pais ou da situação da família, a creche é um direito social que muitos pais não usufruem devido à alta demanda e baixa disponibilidade”, enfatizou o vereador.
Publicidade


Como a demanda por vagas nos centros de educação infantil tem sido muito alta, de forma recorrente os vereadores têm sido procurados pela população, que pedem ajuda para solucionar o problema. Por isso Marquinho da Cooperativa, mais uma vez, solicitou informações e cobrou medidas urgentes a serem tomadas pelo Poder Público a fim de tapar o buraco existente entre oferta e demanda, na educação infantil.

“Precisamos ampliar de forma rápida e eficiente o número de vagas disponíveis nas creches ou escolas municipais, com o fim de atender à crescente demanda existente na cidade e reduzir o tempo de espera nas filas. Uma saída é firmarmos parceria, ou mesmo a compra de vagas, com as instituições particulares, diminuindo – ou mesmo zerando, a fila por uma vaga municipal. Trata-se de um mecanismo temporário para atender a essa situação emergencial enquanto o poder público municipal busca meios para expandir a rede municipal de ensino”, acresceu o vereador.

No requerimento entregue à Prefeitura, Marquinho solicitou a listagem com o número de crianças aguardando por uma vaga nos CEMEIs, bem como o tempo médio de espera nas filas. Além disso, questionou a possibilidade de “compra” vagas nas instituições particulares e a construção de novas creches na cidade.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Comentários