Nova Carteira de Identidade Nacional chega no Sul de MG em agosto; saiba como emitir a carteira estadua
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já começou a ser emitida no Brasil. Sua emissão no Sul de Minas, ao contrário de informações anteriores, só deve chegar em agosto. Ainda não há uma data exata.
A nova carteira teve suas primeiras impressões no Rio Grande do Sul nessa terça-feira (26/7). A informação inicial era que o novo modelo da carteira chegaria no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná poucos dias depois.
Carteira de Identidade Estadual
Recentemente um novo documento começou a ser disponibilizado na região. O documento, porém, trata-se do modelo estadual da carteira de identidade.
O modelo estadual é de criação da Polícia Civil e pode emitido nas UAIs. Diferente do modelo antigo, não é necessário foto impressa 3×4.
Em Pouso Alegre, a emissão do documento pode ser feita no Centro de Apoio ao Cidadão, um serviço da Câmara Municipal.
O documento possui um QR Code, mas segundo a coordenadora do CAC, Eliane Cristina Ramos Gonçalves, o aplicativo ainda não está em funcionamento. Quando ele em vigor, quem tiver o RG poderá baixar o documento em formato digital.
Foto: CAC/Pouso Alegre
Como emitir
Para emitir o documento é necessário um agendamento prévio com dados pessoais (nome, data de nascimento, estado civil e telefone), número do CPF e e-mail. O agendamento para a 1ª via ou demais vias da Carteira de Identidade é feito pelo aplicativo MG App Cidadão ou pelo site Portal MG.
No dia de emissão, os solteiros devem levar a certidão de nascimento, enquanto as pessoas casadas devem apresentar a certidão de casamento. Não é necessário levar foto 3×4.
A 1ª via do documento de identidade é gratuita. A 2ª ou demais vias têm uma taxa que pode ser isenta em casos de furto e roubo e de hipossuficiência de renda.
Comentários
Comentários
Postar um comentário