
Queijo de Itanhandu venceu na categoria "’Queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados". Foto: Reprodução/EPTV
Queijos feitos no Sul de Minas foram destaque em um concurso internacional em Araxá nesse fim de semana. O evento reuniu 666 peças de queijos artesanais do Brasil, Itália, Peru, Chile, Bolívia e Portugal. A matéria é da EPTV.
Os concorrentes receberam prêmios em 32 categorias diferentes e os 15 com as maiores pontuações disputaram o Super Ouro. O júri incluia 170 especialistas brasileiros e estrangeiros.
Vencedor
Os três melhores colocados da final foram queijos italianos, com o campeão sendo o gorgonzola dop piccante. Ele é feito com leite de vaca, possui massa crua e macia e tem um sabor levemente picante.
De Minas
Entre os mineiros, o melhor colocado no ranking foi o queijo Maria Fumaça, da Fazenda Bom Sucesso, de Itanhandu. Ele venceu na categoria “Queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados”.
O Maria Fumaça passa por um ano de maturação, sob cuidados de climatização, tornando-se quebradiço, que harmoniza bem com vinhos e cervejas artesanais. O queijo é amendoado com notas de oliva.
“Quando a gente recebeu essa premiação, para nós foi maravilhoso, de muita emoção. É o resultado de uma vida de trabalho árduo e diário, que só que está na pecuária leiteira sabe a dificuldade que é essa atividade. Para a gente foi maravilhoso”, disse o produtor Eduardo Costa Siqueira.

Um queijo produzido em Alagoa foi ouro na categoria “Queijos de leite cru de vaca, com massa cozida, casca lisa jovem”.
“Quando a gente ganha um prêmio aqui na cidade, toda nossa cidade ganha. Nossa cidade é pequena, mas é uma cidade muito grande na produção de queijos bons. Todo ano que a gente participa de concurso, a gente traz sempre medalha para a cidade. Isso é bom para todos os produtores, gratificante para todo mundo”, declarou o produtor Francisco Antônio de Barros Júnior.
Outro queijo premiado foi o de Seritinga, que venceu na categoria “Maturado casca lisa”, ficando à frente de queijos da França.
Já o queijo aAforria, da cidade de Cristais, foi medalha de bronze na categoria “Queijos de leite de vaca, com massa crua, casca lisa jovem”.
Comentários
Postar um comentário