Grupo promove oficinas gratuitas de Maracatu em Varginha







O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste.

Surgiu em meados do século XVIII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas. É um movimento da cultura popular que envolve música, dança e história, além de figurinos extravagantes, que remetem à cultura africana, indígena e portuguesa.


Em Varginha, o Grupo Maraquetê, que surgiu em 2017, é o responsável por não deixar a cultura do Maracatu ser esquecida.

Todas as quartas-feiras, o grupo oferece oficinas gratuitas de Maracatu de Baque Virado, às 19h na praça José de Resende Paiva, a Praça da Fonte, no centro de Varginha. Os interessados não precisam ter nenhum conhecimento musical e nem é necessário ter instrumento, pois o grupo disponibiliza instrumentos para os praticantes durante as oficinas. Para participar, é só ir até o local.

Aos domingos, às 17h, o grupo realiza ensaio aberto também na Praça da Fonte, atrás da concha acústica. Todos estão convidados.

Além das oficinas e dos ensaios, o Maraquetê se apresenta regularmente em eventos populares para divulgar a prática e a cultura do Maracatu de Baque Virado.


O regente do grupo e principal instrutor das oficinas é Vinícius Pinto. Ele aprendeu a tocar e a ensinar o Maracatu de Baque Virado quando estudava na Universidade Federal de Viçosa e também em diversas vivências com mestres e instrutores da cultura popular Pernambucana.




Comentários

Comentários