Alerta: golpista se passa por restaurante de Varginha no Instagram





Foto: Lorenzo Di Cola/NurPhoto via Getty Images


Nesta segunda-feira (13/6), o Blog recebeu uma denúncia a respeito de tentativa de golpe no Instagram. O golpista, para enganar a vítima, se passou por um restaurante existente de Varginha.

Primeiro ele seguiu o perfil da vítima e em seguida mandou uma mensagem informando que a vítima teria sido escolhida para um jantar inteiramente grátis com direito a acompanhante no restaurante.


Na mesma mensagem, o golpista solicitava o e-mail e o número do telefone da vítima, alegando que precisava destas informações para o cadastro do suposto voucher do jantar gratuito.

Após o envio das informações, o golpista informou que um link havia sido enviado para a vítima via SMS pelo próprio Instagram. Segundo o criminoso, o link seria para a validação do suposto voucher.

Ele pediu para que a vítima, ao invés de clicar no link, tirasse um print do SMS e o enviasse. E assim a vítima fez.

Em seguida, a vítima recebeu a notificação de que alguém na cidade de São Paulo tentou acessar seu perfil no Instagram. Segundos depois, o golpista mudou o e-mail da vítima para mariapixlina@gmail.com.


A vítima, percebendo o que havia acontecido, conseguiu mudar a senha e o e-mail de seu perfil a tempo, informou à rede social que não era ele quem havia feito login na sua conta em São Paulo e em seguida, bloqueou a conta usada pelo criminoso.
Alerta

Em casos de perda de conta, é possível recuperar seu perfil do Instagram por meio de seu número de telefone. Para isso, seu número deve estar registrado em seu perfil.

Ao tentar recuperar sua conta desta forma, o usuário receberá um link via SMS da própria rede social para ter acesso ao seu perfil. Neste caso, foi o que o golpista tentou fazer.

Em casos como estes, você jamais deve clicar ou enviar prints de mensagens SMS do próprio Instagram, como a da foto abaixo que a vítima recebeu:


Este link gerado e enviado pelo Instagram por meio de SMS dá acesso perfil do usuário e só deve ser acessado caso ele o tenha solicitado, o que não foi o caso da vítima.

Fica aqui o nosso alerta!

Comentários