Previsão do tempo: Tire seus casacos e cachecóis do armário










As baixas temperaturas chegaram em todas as regiões do Brasil. O ventinho gelado dos últimos dias foi só uma amostra do que está por vir!

Segundo os serviços de meteorologia, tudo isso é culpa de uma intensa massa de ar polar que chegou ao país e derrubou as temperaturas. Para ajudar, um ciclone extratropical vai estacionar no oceano e empurrar ainda mais frio para o continente.


De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet o clima frio derrubou em até 10° os termômetros do país. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.
Varginha

Acompanhando as outras cidades brasileiras, as temperaturas também despencaram em Varginha.

Durante o final de semana, a mínima foi de 13,1° e a máxima não passou de 26,8°.

O ALERT-AS, Centro Virtual para Avisos de Evento Meteorológicos Severos para Sul de América do Sul, prevê uma severa onda de frio começando nesta segunda, às 15h e terminando na quarta-feira (18) às 23h59.

Na quarta, a temperatura mínima cai ainda mais, podendo chegar aos 4°. As máximas nesta semana não passam dos 21°.

A chuva deve parar nesta terça (17/5).
Geada

A previsão é e geada entre os dias 17 e 25 na Região Sul do país. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.

Existe ainda uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite desta segunda (16) e madrugada do dia 17.

Nas regiões produtora de café do sul de Minas também pode gear. Estimam-se temperaturas mínimas de 2°C em Três Pontas (MG), 3°C em Campos Gerais (MG), 4°C em Machado (MG) e 4°C em Patrocínio (MG) na quinta-feira( 19/05).

A geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes como folhas e frutos.

A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.
Curiosidade do CCC-MG

De acordo com o Centro de Comércio de Café do Sul de Minas- CCC-MG se na noite anterior ocorrer tempo aberto sem nebulosidade, isso favorece uma queda mais acentuada da temperatura na madrugada. Uma vez registrada a geada com formação de nevoeiro ou neblina nas primeiras horas da manhã, esse nevoeiro acaba protegendo os cafezais da luz solar. Vale lembrar que a queima do café acontece quando o gelo na folha em contato com o sol funciona como uma lente de aumento refletindo a luz solar mais intensa o que provoca a queima as folhas.

Comentários