
Foto: Agência Brasil
Os autotestes de Covid já chegaram às farmácias de Varginha!
Pesquisa feita em 6 farmácias pela equipe do Blog constatou que em 3 delas os testes estão disponíveis.
Eles são vendidos de forma individual, no valor de R$69,90 ou em duplas no valor de R$120.
Os Autotestes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 25 de fevereiro.
No documento de aprovação, a agência define o produto como mais uma ferramenta de enfrentamento à pandemia, porque permite “a identificação precoce e o isolamento de pessoas infectadas com o vírus Sars-CoV-2 que estão assintomáticas, pré-sintomáticas ou apenas com sintomas leves, mas que transmitem o vírus”.
Como funciona
O autoteste tem duas versões. Uma que depende da coleta de saliva e, outra, que usa o material retirado do nariz.
O muco nasal ou a saliva são misturados a um reagente, que vem em um recipiente. É preciso agitar o frasco para gotejar a mistura em uma palheta.
Quando o reagente entra em contato com o material da palheta, primeiro se vê uma marcação que informa se a mistura deu certo e pode ser avaliada e depois outro sinal aponta o resultado do teste em si.
O kit costuma conter um objeto para a coleta do material, o tampão de extração, a tampa do filtro, o dispositivo de teste e o reagente – líquido que apresenta resultado positivo ou negativo a partir do contato com o material genético do vírus.
É confiável?
A confiabilidade do autoteste depende das condições de coleta de material para a análise e do tempo certo em que a testagem deve ser feita, que, segundo especialistas, é de quatro a cinco dias após o início dos sintomas ou o contato com pessoas positivadas.
Comentários
Postar um comentário