Foto: Divulgação Unimed Varginha
O mês de fevereiro recebe a cor preta com o objetivo de alertar e conscientizar toda a população sobre o combate a vícios, em especial aos que mais trazem problemas à saúde como as drogas e o álcool. Na próxima quinta-feira, dia 24/02, às 19 horas a Unimed Varginha vai promover uma palestra online sobre o assunto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos. Mas, para muitos o vício é apenas o disfarce de que algo além está errado e deve ser investigado e monitorado.
“É difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer; drogas e álcool, antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência são de difícil tratamento. Por isso, as ações preventivas são muito importantes e devem ser planejadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, à prática de esportes, à cultura, ao lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico,” ressalta a enfermeira da APS – Atenção Primária à Saúde, Luciana Meneguci.
Com o tema “A dependência e suas consequências”, o bate papo será ministrado pela enfermeira Luciana e é aberto para toda comunidade. Para participar ao vivo da palestra basta acessar as redes sociais da Unimed Varginha no dia 24, que será disponibilizado um link.
“Fica aqui o nosso convite especial para você participar conosco desse encontro online. Não se esqueça, dia 24, às 19 horas. Compartilhe e convide também seus amigos e familiares. Esperamos vocês”, reforça a coordenadora da APS, Gabriela Alvarenga de Paiva.
Comentários
Postar um comentário