O cadastro escolar deverá ser realizado pela internet. Quem não tiver acesso poderá fazer o cadastramento nas escolas estaduais.
Quem quer garantir uma vaga na rede pública de ensino de Minas Gerais para o ano de 2022 não pode perder a data para o cadastramento escolar. O cadastro deverá ser realizado pelo site Cadastro Escolar. Os pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, poderão realizar a inscrição de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.
No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço completo, CEP, número da carteira de identidade do aluno, se possuir, CPF do aluno, se possuir; filiação ou nome do responsável legal, entre outros.
Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais poderão comparecer às escolas estaduais para realizarem a inscrição. É necessário adotar todas as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde em prevenção à pandemia de covid-19.
Quem pode participar
O cadastro deve ser feito por aqueles que desejam ingressar na educação básica, vindos de outras redes que não a estadual .
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Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2021 em escola pública, mas que a unidade não oferecerá, em 2022, o nível de ensino ou o ano de escolaridade subsequente, a ser cursado pelo estudante. As pessoas que pretendem retomar os estudos nos ensinos fundamental, médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se cadastrar.
Vale lembrar que para ingressar na EJA é preciso ter, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
Devem se cadastrar, ainda, o estudante matriculado em 2021 na rede estadual e que não renovou a sua matrícula para o ano de 2022 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da educação profissional em uma escola da rede estadual.
Matrícula
A matrícula dos alunos na rede pública deve ser feita nas escolas, no período de 20/12/2021 a 14/1/2022, de acordo com o encaminhamento do Sucem.
Para efetivar a matrícula, pais/responsáveis ou o próprio aluno maior de idade devem apresentar a documentação listada na Resolução SEE nº 4.643/2021.
Vagas remanescentes
O candidato que não se inscrever no prazo estabelecido não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas. Assim, ele deve se pleitear a uma vaga remanescente.
As inscrições para as vagas remanescentes serão de 25/1/2022 de janeiro a 23/2/2022.
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