
Por Raquel Cristina
Os relatórios sobre a fiscalização dos serviços de água e esgoto fornecidos pela Copasa estão disponíveis para consulta.
A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais – Arsae-MG, realizou nos meses de julho e agosto de 2021, fiscalização da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Copasa em Varginha.
O objetivo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados na sede municipal de Varginha, vistoriando o cumprimento do Contrato de Programa, o cumprimento dos prazos para atendimento dos serviços, as reclamações de falta d’água proferidas pela população e a qualidade da água para consumo humano distribuída.
Confira agora os resultados da fiscalização:
Abastecimento de água: o serviço de abastecimento de água prestado pela Copasa está sendo realizado normalmente e não foi constatado indícios de comprometimento da regularidade do abastecimento.
Publicidade
Ordem de serviço: com relação às execuções de ordens de serviços, não foram observados atrasos no cumprimento aos prazos para execução dos serviços.
Controle da qualidade da água: verificou-se que os resultados apresentados estão em conformidade com os limites determinados pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017, do Ministério da Saúde, com exceção de algumas amostras fora do padrão para o parâmetro coliformes totais e Escherichia coli, na rede de distribuição.
Esgoto: Varginha atende 91,8% das casas com tratamento de esgoto, sendo que há 1.564 imóveis localizados em locai em que há infraestrutura pública de coleta de esgoto, mas não estão conectados à rede pública. Neste caso foi recomendado que Copasa, em parceria com a Prefeitura Municipal, intensifique as medidas para incentivar a população a aderir aos serviços públicos de coleta e tratamento de esgotos.
Atendimento ao público: cumprimento aos prazos para execução dos serviços está sendo feito.
Estação de Tratamento de Esgoto: quanto à operação do tratamento nas três ETEes de Varginha, observou-se valores acima do permitido pela legislação para alguns parâmetros, no período de agosto de 2020 a maio de 2021.
Os relatórios completos estão disponíveis no site da Arsae-MG (www.arsae.mg.gov.br>Fiscalização>Fiscalização Operacional). O documento foi enviado para a Prefeitura Municipal para ciência e acompanhamento e para o prestador dos serviços, a fim de que sejam corrigidos os pontos abordados nos itens “constatações e não conformidades”.
fonte varginha digital
Comentários
Postar um comentário