Agentes de Varginha usam celular contra o mosquito da dengue






Foto: Marcus Madeira/BlogdoMadeira

A agente de combate a endemias Keila de Paula Silva e Souza chegou na manhã de hoje (10/8) à sede do BlogdoMadeira.

Veio fazer uma fiscalização de rotina.

Verificou banheiros, pias, vasos. Tava tudo certo.

Mas, em vez de fazer as anotações na tradicional prancha com folhas de papel, registrou no celular.

O jornalista, curioso, já achou que ela estava falando no WhatsApp.

Keila explicou que os agentes estão usando um aplicativo.

“Ficou mais rápido e disseram pra gente que Varginha está sendo pioneira nessa novidade”.

Está, sim. O projeto foi lançado há duas semanas.

Foi idealizado pelo secretário de Planejamento Ronaldo Lima.

“Eu rascunhei algumas ideias e acrescentei a um aplicativo. O pessoal de TI da prefeitura nos ajudou. A ideia é abandonar o papel”, contou ao BlogdoMadeira.

Outros benefícios:

O aplicativo registra o local geograficamente, em tempo real, cria um mapeamento para ver os locais mais graves.

“Antes a prefeitura enviava os papéis para o Ministério da Saúde e demorava para receber o levantamento dos locais onde a prefeitura deveria dedicar mais atenção [no combate à dengue]. Agora já se faz um mapeamento na hora”.
Mais eficiente

Além disso o app consegue acompanhar o desempenho do agente: “O registro de ponto, na entrada do trabalho, é feito pelo celular. Não precisa ir até um local físico para registrar ponto e, depois, iniciar a rotina de trabalho”.

Resultado: o agente que realizava 30 visitas por dia, agora faz 50.

Neste primeiro mês ainda está sendo utilizado papel, juntamente com o celular.

O secretário acredita que, a partir do próximo mês, serão usados apenas os celulares.

A prefeitura destinou um celular para cada agente.

GCM
Foto: arquivo BlogdoMadeira

O próximo procedimento da prefeitura que vai ser digitalizado é o registro de ocorrências da Guarda Civil Municipal. Ronaldo Lima acredita que o lançamento será já na próxima semana.

Lançamento


O prefeito Vérdi Melo, acompanhado do secretário de Saúde Armando Fortunato Filho, participou nessa sexta-feira, 23, da apresentação de um aplicativo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLA), em parceria como o departamento de Tecnologia da Informática, visando a modernização e a informatização das ações dos Agentes de Combate a Endemias no trabalho de campo.

Um aplicativo inédito, segundo explica o secretário de Planejamento, Ronaldo Lima Júnior, que “veio para facilitar a coleta de informações por meio de um aplicativo que óde ser utillizado em aparelhos Smartphone com a produção de dados em tempo real.

“Trata-se de uma inciativa que vai facilitar o trabalho dos nossos agentes que atuam no combate ao vetor do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e de outras”, disse o Encarregado do Setor de vigilância Ambiental, José Donizete Filho.

“A criação desse aplicativo vai de encontro do nosso projeto maior de tonar Varginha uma Cidade Inteligente, e é por meio de iniciativas como essas que vamos nos desenvolvendo tecnologicamente. E todo o esforço conjut merece o nosso reconhecimento. Ganha a população com mais segurança e qualidade de vida.

fonte BlogdoMadeira

Comentários