
Em Minas Gerais, os municípios contemplados com o Programa Farmácia Viva foram Varginha e Brumadinho.
A Prefeitura de Varginha foi um dos 10 municípios no Brasil a serem contemplados com o programa Farmácia Viva do Governo Federal. Porém, para a implementação do programa é necessário conhecer o perfil de utilização e plantas medicinais e fitoterápicos no município.
“Para isso é importante que todos respondam a Pesquisa sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos pela população da cidade”, explica o prefeito Vérdi Melo.
O Governo Federal através do Ministério da Saúde investiu 7,9 milhões em Farmácias Vivas em 2020 e Varginha foi um dos municípios de Minas a serem contemplados com o projeto que tem como base a assistência social farmacêutica baseada no emprego científico de plantas medicinais. O repasse de verbas foi feito para 10 Secretarias Municipais de Saúde e a seleção dos projetos ocorreu através de Edital.
Na Farmácia Viva do SUS, a comunidade encontrará um espaço de cultivo de plantas medicinais selecionadas pelas características botânicas, tendo também a segurança e eficácia comprovada cientificamente.
As plantas serão utilizadas para processamento e produção medicamentos fitoterápicos. Estes medicamentos estarão disponíveis nas farmácias básicas e hospitalares do município de Varginha.
Sendo assim, médicos e profissionais de saúde capacitados poderão prescrever para seus pacientes, respeitando todos os procedimentos que garantam o tratamento eficaz e seguro.
Como as plantas medicinais são amplamente utilizadas pela população e o conhecimento popular repassado de geração em geração, uma das etapas do Programa Farmácia Viva é fazer a análise sobre o uso das plantas medicinais e dos fitoterápicos pela população.
Portanto, neste momento, é importante a participação de toda a comunidade varginhense para que possamos, através da análise desta simples pesquisa, verificar o perfil de utilização das plantas medicinais e dos fitoterápicos no município. “Através dela, faremos a seleção de plantas medicinais que iniciaremos os estudos de viabilidade de cultivo e produção no município. Participe você também! Faça parte da Farmácia Viva Varginha!”, diz o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho.
Basta acessar o link e responder nossa pesquisa!
https://forms.gle/FXNY5GgcUm8nVEiZ7
Comentários
Postar um comentário