Quatro startups do Sul de Minas estão entre as selecionadas pelo Movimento 100 Open Startups que divulga, anualmente, o ranking das 100 startups brasileiras mais atraentes para as grandes empresas. As mineiras aparecem entre as dez empresas iniciantes mais bem colocadas no Top 10, em três categorias: 1º lugar na Log Techs, Comprovei, de Itajubá; 4º e 10 º lugares na categoria AgriTechs, Safe Trace, de Itajubá e Tbit Tecnologia S. A, de Lavras, respectivamente; e ainda o 1º lugar na categoria Marketplace, Simplifica Fretes, de Varginha.
As quatro empresas do Sul de Minas têm em comum uma trajetória de participações em programas de apoio e capacitações do Sebrae Minas voltados à inovação. Halley Takano, CEO da Comprovei, relembra que participou do Sebraetec, e ressalta ter sido essencial para a criação da estratégia de marketing digital da empresa, que na ocasião, estava iniciando no mercado.
História semelhante da startup Safe Trace que encontrou no Sebrae Minas o apoio que precisava para seguir em frente. “Além do Sebraetec, também tive a oportunidade de participar do Empretec e de vários outros cursos que foram ministrados em parceria com a INCIT,” comenta Vasco Picchi, diretor de Novos Negócios da Safe Trace.
Igor Chalfoun, CEO da TBit, também é um empreteco e afirma que o aprendizado foi fundamental na fase inicial da empresa. “Participamos ainda do Vale dos Ipês, grupo apoiado pelo Sebrae Minas que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de startups e apoiar jovens empreendedores, na cidade de Lavras, no Sul de Minas”, pontua.
Simplifica Fretes
Esta é a terceira vez que a Simplifica Fretes é selecionada para o Ranking 100 Open Startups. Em 2018, a empresa foi ranqueada como a 2ª startup mais atraente do setor de Logística e Transportes e, em 2019 e 2020, em 1º, na categoria Marketplace. “É gratificante estarmos no ‘Top 10’, na categoria Marketplace. É resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo desses cinco anos. Esse reconhecimento é um sinal de que estamos no caminho certo, gerando valor para os nossos clientes e para o setor logístico aduaneiro”, comenta Eduardo Labre, um dos sócios fundadores da startup.
A Simplifica Fretes surgiu da ideia de inovar e facilitar a rotina de empresas que trabalham com importação e exportação de mercadorias. Por meio de uma plataforma on-line, o cliente da startup inclui dados como local de coleta, destino, valor da mercadoria, peso e dimensão.
Automaticamente, o sistema dispara a demanda para as transportadoras, que verificam o veículo mais próximo do local de coleta e fazem a oferta do frete pelo sistema. Com o suporte do Sebrae Minas, os três sócios-fundadores da startup criaram um plano de negócios e, em seguida, participaram do Sebraetec. Dessa forma, conseguiram desenvolver o software de gestão de fretes e ainda testar a funcionalidade. Após as validações com possíveis clientes, foi lançada a primeira versão da plataforma.
Comentários
Postar um comentário