Movimento Ferroviário de Varginha participa de NT-Negócios Nos Trilhos Expo Xperience






Terminou a mais importante feira de Negócios e Ideias de Mobilidade do Brasil a NT-Negócio nos Trilhos Expo Xperience, que teve a coordenação geral da Revista Ferroviária com outros parceiros.

O advogado e líder do Movimento Ferroviário de Varginha e Região, Carlos Cornwall, participou, centrando foco em aprofundar ainda mais sobre o uso de sistemas ferroviários de passageiros e cargas.

Além de representantes de órgãos reguladores do Governo Federal, como ANTT e Minfra, também participaram Operadores do Sistema Estadual, como CPTM\SP, CTB/Bahia, Secretarias de Transportes de Rio e SP, além de empresários e técnicos de engenharia metroferroviária e de mobilidade urbana.

Cornwall destaca que as principais operadoras ferroviárias levaram seu vasto conhecimento, entre essas: MRS Logistica, Estrada Vitória/Minas (da Vale), Rumo Logistica, Ferrovia Tereza Cristina, VLI, entre outras.

Muitos temas foram debatidos, e além do lado técnico, a necessidade de se fazer tudo com segurança jurídica. De interesse para o MFVR, e em consequência para Varginha e Região, os paineis: O Papel do VLT como modo de transporte estruturante no planejamento urbano das médias cidades, A importância da indústria nacional no desenvolvimento da mobilidade sobre trilhos (VLTs, trens regionais, etc), além do caminho para aumentar a participação privada nos sistemas ferroviários de passageiros.

“O evento serviu também para capacitação, pois os maiores especialistas do Brasil no Setor participaram e isso é importante para que possamos ajudar no desenvolvimento sustentável das cidades, pois, mesmo que tenhamos já em análise um projeto de Varginha, que apresentamos de Trem Urbano à Secretaria Mineira, é preciso conhecer integrações de modais, que vêm crescendo no país e suas inovações”, disse o ferroviarista, Carlos Cornwall.

Comentários