Levante Sul de MG apresenta resultados da Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal e traz dicas para lojistas
O projeto Levante Sul de Minas realizou uma pesquisa de intenção de compras para o Natal, buscando orientar melhor os empreendedores nesta época do ano. A pesquisa foi disparada nas redes sociais e contou com parceria das associações comerciais e câmara de dirigentes lojistas da região.
Com a pesquisa finalizada, o Levante criou um material de apoio aos empreendedores com dicas para melhorar as vendas e a gestão das empresas neste final de ano. Os resultados apontam que mais de 50% dos entrevistados estão dispostos a gastar entre R$20 e R$100,00.
A dica para os lojistas é: prepare produtos nesta faixa de preço e dê ênfase nas suas divulgações e nas marcações dos produtos nas lojas. Há também uma boa quantidade de pessoas dispostas a gastar acima de R$100,00 ou R$200,00, portanto diversifique seu mix de produtos com produtos que atenda essas classes de clientes. Prepare também o seu caixa para ter troco e possibilidades de pagamento dentro destes valores.
Segundo a pesquisa mais de 40% dos entrevistados vão comprar cinco ou mais presentes, isso é uma ótima notícia. E ainda 21% vai comprar pelo menos três presentes. A dica é: treine sua equipe de vendas para sempre ofertar mais produtos aos clientes, foque em agregar vendas. Outro dado importante, as mulheres estão mais suscetíveis a comprar em maior quantidade, ofereça mais produtos a elas, deixe que elas saiam com as compras de Natal completas feitas em um único lugar, a sua loja.
A pesquisa também aponta que homens estão dispostos a gastar mais que as mulheres. Prepare então a abordagem de seus vendedores para oferecerem produtos de maior valor agregado (e maior qualidade) quando um homem entrar em sua empresa. A preferência está a favor das compras no centro da cidade e no e-commerce. Sua loja não está na internet? É hora de entrar. Sua loja fica no Shopping ou Bairros? Aumente o nível de propaganda para atrair os clientes.
Com a pandemia já era esperado que o cliente fosse focar no preço dos produtos, mas sem perder a qualidade. Reveja seus custos e pratique preços coerentes com o momento. Não é porque é Natal que o efeito da pandemia na renda das pessoas passou. E não esqueça que o atendimento ainda é um diferencial. Preço baixo não quer dizer qualidade e atendimento ruim, pense no momento em que estamos. A preferência do momento é pelas roupas, brinquedos, calçados, cosméticos e bebidas. Se você atua neste segmento, ótimo, prepare seus estoques e promoções. Se seu segmento não é o mais procurado, é hora de inovar. Crie promoções atrativas, aumente a propaganda e por que não pensar em melhorar as condições de pagamento para atrair os consumidores? Outro fator é a comodidade, principalmente nos dias próximos ao Natal, ofereça uma forma rápida e fácil para comprar seus produtos, ajudando aqueles compradores de última hora. Transforme seu produto ou serviço em uma experiência de compra (para quem vai presentear) e uma experiência de uso (para quem vai ganhar o presente).
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