Vinte pequenas empresas mineiras, inclusive em Varginha, lançam suas próprias franquias

 



Na contramão da crise, 20 pequenas empresas mineiras querem se expandir e lançam suas próprias franquias no mercado. As empresas fazem parte do Programa Minas Franquia, iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), oferece suporte na estruturação de pequenos negócios do estado para se tornarem franqueadoras.

O lançamento das marcas acontece no dia 12 de novembro, às 19h e terá transmissão on-line. 

As novas franquias são dos segmentos de educação, reformas, alimentação, energia solar, comércio de roupas e celulares, compra e aluguel de motos, academia, confecção, acessórios femininos e produtos naturais. São três empresas em Belo Horizonte e Ipatinga, duas em Alfenas e Governador Valadares e outras 10 em (uma empresa em cada cidade): Contagem, São João del-Rei, Divinópolis, Patos de Minas, Coronel Fabriciano, Elói Mendes, Varginha, Itajubá e Alterosa.

O processo para transformar uma empresa em franqueadora começa com uma análise da franqueabilidade de modelos de negócio.

 “O programa pretende estimular o surgimento de franquias mineiras entre pequenas empresas bem-estruturadas, com know how para fazer parte do segmento de franchising e dividir a experiência e os riscos de mercado com outros investidores”, explica a analista do Sebrae Minas Alessandra Simões.

Em um ano, as empresas participantes do Programa Minas Franquia passaram por diversas etapas: identificação do nível de maturidade do negócio, pesquisa sobre o registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), análise do perfil do empresário, levantamento dos números do mercado de atuação, padronização do atendimento e do modelo de negócio.

A consultoria do Sebrae Minas orienta os empresários na construção de todos os processos obrigatórios a um franqueador, desde a circular de oferta de franquia, elaboração do modelo de contrato com franqueados e a criação do plano de viabilidade econômica da franquia.

Comentários