
Quantas vezes você já sentiu aquela dorzinha atrás do pescoço ou no final das costas sem entender de onde ela veio ao certo. Será que foi dormindo? Ou má posição ao sentar? Muitas vezes essa resposta vem do uso excessivo do seu smartphone. Há imagens que mostram que quanto mais nos abaixamos maior é o peso que nossa cabeça deposita no pescoço. Uma variação que vai de 5kg a 27kg.
O fisioterapeuta, Pedro Henrique Corceti, da Clínica de Fisioterapia Unimed Varginha esclarece as principais dúvidas sobre o uso excessivo e incorreto de aparelhos eletrônicos e seus impactos na postura. Como melhorar isso e quais atitudes tomar ao sentir dores assim? Essas são as respostas que esta entrevista exclusiva com o fisioterapeuta traz a toda comunidade.
Quais são os sinais de alerta que há algo de errado com a coluna?
É muito complicado generalizarmos, pois os sinais são diversos. Cada paciente relata de uma maneira e depende de alguns fatores externos como a rotina diária apresentada pelo paciente, a ocupação que ele exerce, as posturas viciosas adotadas diariamente e até mesmo o fator hereditário pode influenciar. Porém alguns se tornam mais frequentes na grande maioria dos casos. São eles: Dores locais e/ou inativadas, contracurvas / tensões musculares adjacentes e limitação funcional.
O que buscar no atendimento profissional?
É imprescindível que o profissional esclareça de forma clara e objetiva sobre todas as dúvidas que o paciente tenha em relação a sua patologia. Podemos realizar uma avaliação detalhada com objetivos e tratamentos bem traçados. Além disso, abordamos os pacientes com educação e de forma atenciosa num ambiente qualificado com todas as normas exigidas num estabelecimento de saúde.
Você disse que a clínica está em funcionamento há quase um ano, neste tempo conseguiu verificar quais são as principais queixas dos clientes? Quando falamos em coluna, as principais queixas são as dores lombares e cervicais e/ou associado a lombalgia, lombociatologia, cervicalgia e cervibraquialgia. A coluna vertebral funciona como um imã e absorve todas as consequências das nossas rotinas. Podemos citar o uso do celular, que a cada dia vem se tornando peça fundamental de lazer e trabalho. Além disso, o consumo da televisão, algumas vezes jogados no sofá por horas ou apoiando os notebooks nos colos. Infelizmente são raras as pessoas que se preocupam com um ambiente laboral saudável em casa.
Como os clientes empresariais podem promover esse cuidado junto aos seus colaboradores?
Estar em contato com a equipe da Unimed Varginha. Assim podemos praticar ações personalizadas para cada ramo e atividade. Objetivando a prevenção e promoção desse cuidado. A Clínica de Fisioterapia Unimed Varginha realiza também atendimentos particulares e possui valores especiais para Clientes Unimed Varginha. Agende o seu atendimento pelo telefone: 35 3606-0251. E no mais, não se esqueça de manter a cabeça erguida.
Comentários
Postar um comentário