CEFET-MG Varginha está entre 20 melhores escolas públicas do Brasil

 


Avaliação do IDEB 2019 aponta CEFET-MG campus Varginha na 10ª posição, com nota 7,1 e CEFET-MG campus Divinópolis na 16ª, com 6,9; média nacional do Ensino Médio foi de 4,2.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados da edição 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) (http://ideb.inep.gov.br/resultado/). Em uma escala de 0 a 10, são avaliadas taxas de aprovação dos estudantes e notas em português e matemática de alunos da educação fundamental e média no Brasil. O CEFET-MG aparece em destaque entre as escolas públicas brasileiras: o campus Varginha ocupa a 10ª posição e o campus Divinópolis, a 16º.

A meta para o ensino médio esperada em 2019 era 5, entretanto, a nota foi 4,2. Compõem a avaliação escolas públicas (municipal, estadual e federal) e escolas particulares. Nas escolas públicas, o Ideb do Ensino Médio foi de 3,9; nas particulares, a média foi de 6,0. O CEFET-MG pontuou 7,1 no campus Varginha e 6,9 no campus Divinópolis.

Para o diretor do campus Varginha, professor Paulo Mappa, o resultado positivo mostra que é possível oferecer à sociedade um ensino público de qualidade, abrindo o diálogo constantemente com os estudantes e integrando os servidores (docentes e técnicos administrativos). Esse dado reflete a procura coletiva por um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, que passa pelo acompanhamento das necessidades do discente e dos servidores, pontua.

O diretor do campus Divinópolis, professor Emerson Costa, acredita que o comprometimento dos alunos e o esforço dos servidores para a permanência dos estudantes na Instituição ajudam a explicar o bom desempenho no Ideb, que sinaliza um caminho para a educação pública.

Este resultado demonstra a importância de se investir na ampliação do ensino público, gratuito e de qualidade para a população, no intuito de melhorar a qualidade da educação oferecida. Este é o caminho para alcançarmos os índices obtidos pelas escolas dos países desenvolvidos?, completa.

Segundo o diretor de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG, professor Sérgio Gomide, fatores como gestão escolar, qualidade do corpo docente, formação consistente dos alunos e ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão resultaram no bom desempenho, embora a nota da avaliação não possa ser considerada isoladamente.  É sempre importante lembrar que os índices aferidos no Ideb, apesar de sua importância fundamental para orientar políticas públicas mais amplas, são ainda pouco abrangentes, quando temos em vista que o objetivo primordial do ensino ofertado pelo CEFET-MG é promover a construção de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos orientados para o pleno exercício da cidadania, o que implica considerar sempre a multiplicidade de variáveis de cada localidade onde atuamos, de cada curso e, por fim, de cada aluno, que é sempre um sujeito único, completa.

Perfil do Ensino Médio no Brasil

Segundo o Inep, o Ensino Médio integra 7,5 milhões de alunos em todo o Brasil, matriculados em 28,8 mil escolas. Com 6,3 milhões de estudantes, a rede estadual tem participação de 83,9% das matrículas e concentra 95,9% dos alunos da rede pública.

No nível médio, 1,3 milhão de alunos (17,8%) estudam no período noturno e 934 mil (12,5%) frequentam escolas da rede privada.

Comentários