A I Mostra Macrorregional On-line de Experiências da APS (Atenção Primária à Saúde) relacionadas à Covid-19 teve 73 trabalhos inscritos, representando equipes de 41 municípios. O evento, que será realizado por meio do Youtube, em 27 de agosto, às 13 horas, tem organização das quatro superintendências regionais de saúde do Sul de Minas Gerais – Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha – e se propõe a dar visibilidade pública às ações inovadoras de trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à pandemia da covid-19.
A Mostra Macrorregional On-line é a versão da I Mostra Regional de Experiências da APS realizada de forma presencial pela Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) em 2019. A intenção inicial era fazer uma segunda edição do evento, mas a aproximação das regionais neste ano por causa da pandemia fez com que as unidades regionais unissem forças e ampliassem o alcance da Mostra.
“A ideia da organização do evento, que foi uma iniciativa das regionais de saúde, é destacar e promover a divulgação de iniciativas inovadoras desenvolvidas na macrorregião que trouxeram benefícios para a população e auxiliaram, de certa forma, na contenção da pandemia, para que sirvam de exemplos a outras realidades”, destaca a referência técnica de APS, da Coordenação de Assistência à Saúde (CAS) da Regional de Pouso Alegre, Izabella Rocha Veloso Sousa.
De acordo com Gilmar Antônio Batista Machado, da CAS/SRS Passos e membro da equipe organizadora do evento virtual, as experiências inscritas e que se enquadrarem nos critérios definidos no edital farão parte dos anais da Mostra, a serem publicados em breve.
Uma comissão científica de cada região, formada especialmente para o evento, fará a seleção de três experiências por critérios objetivos, para serem apresentadas em 27 de agosto, às 13 horas, em transmissão ao vivo no Youtube pelo canal da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
“Entendemos que a Mostra será uma oportunidade ímpar para divulgarmos as boas experiências que temos conseguido realizar durante a pandemia e servirá para ajudar outras equipes e municípios”, disse Gilmar Machado. “Nossa expectativa com a Mostra é alcançarmos o objetivo, que é permitir que os municípios verifiquem e enxerguem possibilidades a partir da apresentação das experiências que foram enviadas”, acrescentou.
Também para a representante da CAS/SRS Varginha no comitê organizador da Mostra, Mônica Maciel Silva Freitas, o evento vai dar visibilidade às ações inovadores das equipes de APS e servirá para o compartilhamento de experiências entre os participantes. “Acompanhamos o quanto os profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios têm se desdobrado para atender as demandas dos usuários de seu território, não apenas referentes à demanda ocasionada pelos atendimentos a pacientes com síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, mas, sobretudo, pela continuação do cuidado e acompanhamento das demais condições de saúde”, disse.
A coordenadora do CAS/SRS Alfenas, Andréa de Fátima Santos Carvalho, disse ter ficado feliz com a participação dos municípios, que mostra o engajamento, a proatividade e a criatividade dos profissionais de saúde da região. “Percebemos que, mesmo diante de todas as dificuldades que uma pandemia traz, o amor e cuidado ao próximo, com todo o profissionalismo, estão sempre como prioridade”, ressaltou.
SRS Varginha – 14. Coqueiral e Varginha (3); Aiuruoca, Alagoa, Cruzília, Elói Mendes, Itanhandu, Monsenhor Paulo, São Lourenço e São Thomé das Letras (1).
Por Superintendências Regionais de Saúde da macrorregional Sul
Comentários
Postar um comentário