CEFET-MG promove ações para inclusão digital de estudantes durante o ensino remo

 



 

De 26 de agosto a 4 de setembro, estão abertas as inscrições para o processo de seleção do Programa de Bolsas de Inclusão Digital da Assistência Estudantil para o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). As inscrições serão realizadas em etapa única (https://selecaobolsistas. cefetmg.br/login/?next=/home/).

Podem se inscrever estudantes matriculados na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e na Graduação que tenham aderido ao ERE, inclusive aqueles que já são bolsistas.

De acordo com a necessidade do estudante, poderão ser solicitados auxílios para:

a) custeio de serviço de provedor de internet;

b) instalação de rede de internet em área rural;

c) manutenção e aquisição de equipamentos complementares/recursos de acessibilidade para computador/notebook de que os estudantes já disponham;

d) aquisição de computador/notebook.

A seleção será realizada a partir de critérios socioeconômicos, comprovação das informações prestadas e de acordo com a disponibilidade orçamentária do CEFET-MG. Haverá também etapa de prestação de contas pelo estudante quanto à utilização dos recursos para a finalidade a que estão sendo destinados.

Em caso de dúvidas, contate seu campus por e-mail.

Campus Varginha – regiane@cefetmg.br

Doação de computadores

Iniciativa do Departamento de Computação do CEFET-MG (Decom) em Belo Horizonte está ajudando alunos que não possuem computadores a acompanharem as aulas do Ensino Remoto Emergencial.

Coordenado pela professora Sílvia Calmon, o projeto está recolhendo doações de computadores, realizando consertos e doando os equipamentos aos alunos.

A ideia teve início com uma pesquisa enviada pelo Departamento a estudantes de todos os cursos e campi da Instituição, buscando levantar informações sobre o acesso digital dos alunos. “Eu quis saber qual era o tamanho da exclusão digital dos alunos do CEFET-MG: quantos alunos realmente não tinham acesso à internet nem computadores e que poderiam ser prejudicados pelo ERE? Além disso, qual era o perfil de acesso dos alunos: velocidade, tipo de acesso, equipamentos disponíveis, entre outros”, explica Sílvia.

O questionário, respondido por cerca de 36% dos alunos da Instituição, mostrou que 2,4% não possuíam acesso à internet em casa e 11% não possuíam computador.

Assim, Sílvia começou uma campanha de arrecadação de computadores usados para recuperação e conserto e entrega aos alunos.

“A princípio, parentes e amigos entregaram seus equipamentos antigos e depois algumas pequenas empresas também participaram”, conta a professora. “Além de computadores completos, recebi doações de partes de computadores e de peças”. A iniciativa conta hoje com ajuda da Coordenação de Política Estudantil, que identificou alunos em necessidade. Mais de 30 estudantes já foram beneficiados pelo projeto.

Como ajudar

O projeto recebe computadores, mesmo que estejam com algum problema, monitores, teclados, mouses, HD e demais equipamentos. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo e-mail apoiodecom @cefetmg.br.

A iniciativa também procura voluntários que possam auxiliar na busca e entrega das doações e nos reparos dos equipamentos.

Comentários