Centro-Sul de Minas avança na abertura do comércio


Única macrorregião de saúde em Minas a obter melhoria nos índices de ocupação de leitos e taxa de contaminação, a Centro-Sul progredirá de fase no programa Minas Consciente, do Governo do Estado. A Deliberação nº 66, do Comitê Extraordinário Covid-19, contém a tabela com essa mudança, de onda verde (serviços essenciais) para onda branca (baixo risco), e é válida para o período de 11 a 18 de julho. A norma foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais desta última quinta-feira (9/7/20).

Nas 13 outras macrorregiões, manteve-se a classificação anterior, divulgada na última semana, quanto ao calendário de reabertura de atividades. As taxas de ocupação de leitos e de contaminação são os critérios considerados para avançar ou recuar nas ondas previstas pelo Minas Consciente.

Minas Consciente – O programa orienta a volta das atividades no Estado, de acordo com a contenção ou avanço da contaminação pelo novo coronavírus. Cabe ao comitê, presidido pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, indicar por meio de deliberações o que pode ou não funcionar no Estado. Mas cada município tem autonomia para seguir ou não as orientações do programa, no contexto da pandemia.

A chamada onda branca limita o funcionamento aos serviços de baixo potencial para disseminação da doença. Estão incluídos aí o comércio de antiguidade, armas e fotos de artifício, artigos esportivos, jogos eletrônicos, produtos agrícolas, móveis, tecidos e serviços como a formação de condutores.

Já a onda verde restringe as atividades aos serviços essenciais, como os de alimentos, bancos e seguros, construção civil, telecomunicação e tratamento de água e esgoto.

Onda branca – Segundo a tabela anexa à deliberação, agora estão na onda branca quatro macrorregiões, com as respectivas cidades-polo: além da Centro-Sul (Barbacena), a Norte (Montes Claros), a Sul (Varginha) e a Leste Sul (Ponte Nova).

Além disso, a macrorregião Centro-Sul, de acordo com a mesma tabela, apresenta uma expectativa de progressão de fase, para a onda amarela. Nessa outra etapa, já podem funcionar lojas de departamento e de variedades, papelarias, livrarias e bancas de revistas, salões de beleza e estética e lojas de roupas.

Fonte: ALMG

Comentários