2ª fase da pesquisa do Ibope para mapear Covid-19 começa em Varginha e mais 250 testes serão realizados


Varginha começa a recebe a partir desta quinta-feira (04) a segunda etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil. Moradores de 25 bairros da cidade poderão receber a visita de entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

As visitas devem ocorrer até sábado (6). Caso o número de entrevistas mínimo não seja atingido neste período, a coleta poderá ser estendida. Varginha foi uma das 133 cidades escolhidas pelo estudo financiado pelo Ministério da Saúde. No total, 250 pessoas serão abordadas aleatoriamente. A terceira e última fase ocorrerá 14 dias após o término da ação desta semana.

“É muito importante que os moradores recebam os pesquisadores e aceitem participar do estudo. Além de ficar sabendo o resultado do exame, cada participante contribui com dados que serão fundamentais para a definição de estratégias de enfrentamento da pandemia com base em evidências científicas”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, que integra a coordenação do estudo.

A pesquisa EPICOVID19-BR, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior estudo populacional do mundo a estimar a prevalência de coronavírus e avaliar a velocidade de disseminação do contágio pela doença. A primeira etapa, realizada entre os dias 19 e 21 de maio, forneceu as primeiras evidências sobre o percentual de pessoas com anticorpos na população de 90 cidades brasileiras. Para cada diagnóstico confirmado, o estudo estimou que existem ao redor de sete casos reais não notificados. Os números somam 760 mil pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 104.782 casos notificados nessas cidades.

Confira os bairros de Varginha que serão visitados nesta etapa:

Bom Pastor; Campos Elíseos; Catanduvas; Centenário; Centro; Jardim Andere; Jardim Orlândia; Nossa Senhora de Fátima; Parque Boa Vista; Parque Ileana; Parque Ozanan; São Geraldo; Sion; Vila Andere; Vila Barcelona; Vila Bueno; Vila Maristela; Vila Murad; Vila Nogueira; Vila Nossa Senhora dos Anjos ; Vila Paiva; Vila Pinto; Vila Santa Cruz.

Como será

 A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

 Os moradores serão visitados por pesquisadores, sozinhos ou em duplas, identificados com crachá do Ibope, e a participação na pesquisa é voluntária.

Fonte: Varginha Online

Comentários