Em Minas não será realizado o dia “D” de Mobilização Nacional de Vacinação, marcado apara 09 de maio















A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 23 de março a 22 de maio de 2020. Nela estão incluídos como público prioritário os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento, pessoas de 55 anos a 59 anos de idade e pessoas com deficiência. Apesar da vacina contra a influenza não prevenir contra o coronavírus, a vacina irá proteger a população contra a influenza além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

E, ainda, será realizada no período de 23 de março a 30 de junho a vacinação indiscriminada contra o sarampo para pessoas de 20 a 49 anos de idade no estado de Minas Gerais. O vírus do sarampo circula novamente no Brasil desde fevereiro de 2018. Até março de 2020, o País registrou 29.233 casos confirmados, com 30 óbitos pela doença, que ainda ameaça a população brasileira com surtos que permanecem ativos em 10 Unidades Federadas (UF) e dentre estas está o estado de Minas Gerais.

Reforçamos que esta campanha deverá acontecer no período de 23 de março a 22 de maio (período da realização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza), a vacinação contra o sarampo deve ser realizada em todas as salas de vacina do Brasil e os serviços de saúde deverão aproveitar essa oportunidade (demanda espontânea) para vacinar as pessoas de 20 a 49 anos contra o sarampo.

Sendo assim, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais informa que não será realizado o dia “D” de Mobilização Nacional de Vacinação no dia 9 de maio como forma de evitar aglomerações de pessoas nas Unidades de Saúde no mesmo dia. Reforçamos a importância neste momento de vacinar o maior número de pessoas entre o público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações de pessoas nas Unidades de Saúde como uma das medidas de saúde pública de prevenção à disseminação do COVID-19.

Comentários