
Nesta segunda-feira (6), foram publicados os premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Fabrece) 2020. O CEFET-MG recebeu nove premiações. O abraço da vitória, este ano, precisou ser a distância, pois, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o evento foi realizado virtualmente de 23 de março a 3 de abril. A lista completa de vencedores pode ser acessada no site da Febrace.
Nesta edição, dos 345 projetos finalistas, oito foram desenvolvidos por alunos do CEFET-MG, dos campi de Belo Horizonte, Curvelo, Leopoldina, Timóteo e Varginha (http://www.semanact. cefetmg.br/2019/12/18/1257/) . Os finalistas apresentaram seus projetos para bancas técnicas por meio de teleconferências fechadas, mantendo o isolamento físico necessário neste momento.
O aluno do campus Varginha Guilherme Campos teve seu projeto reconhecido pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e receberá livros pelo projeto “Triagem de actinomicetos com atividade proteolíticas e lipolítica” (https://febrace. org. br/virtual/2020/BIO/157/ ). O trabalho teve a orientação da professora Cristina Vianna e a coorientação da professora Aline de Oliveira.
Conheça os premiados do CEFET-MG
A estudante Clara Gazel recebeu o Prêmio Most Outstanding Exhibit in Material Science, da ASM Materials Education Foundation, pelo projeto “Madeira plástica: um compósito baseado em polietileno de alta densidade e rejeitos de mineração”. A orientação foi da professora Patrícia Patrício e a coorientação do professor Ítalo Coura. Ela receberá um certificado e uma medalha.
O Prêmio Anna Frida Hoffman (um certificado) será entregue para Rebeca Coércio, orientada pelos professores Alexandre Farias (orientador) e Laisla Almeida (coorientadora) no projeto “Sistema de monitoração cardíaca e respiratória para pequenos animais compatível com ambiente de ressonância magnética”.
O trabalho também recebeu o Prêmio Destaque Unidades da Federação.
Quando a pandemia passar e todos puderem voltar a transitar livremente, as estudantes Camila Frade e Letícia Silva e o orientador André Cunha irão participar de uma semana de formação na Universidade de São Paulo (USP), com todas as despesas pagas. Eles conquistaram o Prêmio STEAM & English, da Embaixada Americana e Consulados, pelo trabalho BabyCall. Também por esse projeto, Cunha foi um dos dez finalistas no Prêmio Professor Destaque e vai receber um certificado.
Os alunos do CEFET-MG também irão receber certificados e medalhas da organização da Febrace, referentes à classificação geral dos participantes nas categorias do conhecimento. A Instituição foi 4° lugar em Engenharia com os projetos “Madeira plástica: um compósito baseado em polietileno de alta densidade e rejeitos de mineração” e com o projetoBabyCall. O 2° lugar em Engenharia também foi do CEFET-MG com o projeto “Sistema de monitoração cardíaca e respiratória para pequenos animais compatível com ambiente de ressonância magnética”.
Comentários
Postar um comentário