Restaurantes, bares e academias podem funcionar a partir da próxima segunda-feira em Varginha










(Foto: Divulgação )

O Prefeito de Varginha, Vérdi Melo, baixou nesta sexta-feira (24) Decreto autorizando o retorno controlado de restaurantes, bares, lanchonetes e alguns tipos de Academias a partir da próxima segunda-feira (27).

A decisão foi tomada durante reunião realizada na sede do Inprev – Instituto do Servidor Público Municipal, com os representantes do Comitê de Gerenciamento de Crise criado pela Prefeitura para deliberar decisões a serem tomadas relacionadas a pandemia do Covid-19, formado por profissionais da Saúde, empresários, profissionais da Segurança Pública, comerciantes, do Legislativo e Executivo.

O Decreto não contempla o Shopping. De acordo com a prefeitura, a liberação deverá acontecer após a aprovação do projeto de biossegurança pela Vigilância Sanitária.

O horário de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes será permito somente até às 22h. O Decreto também limita o funcionamento de restaurantes no sistema self-service e rodízio. O uso de máscara também continua obrigatório para esses estabelecimentos, devendo ser retiradas apenas no momento da ingestão da comida ou bebida.

Os restaurantes e bares deverão permitir apenas 2 pessoas por mesa e manter o distanciamento de 2 metros entre elas.

As academias de musculação, ginástica, crossfit, pilates individualizado, yoga e personal trainer poderão funcionar das 06h às 22h.

Já os clubes, o funcionamento deve se restringir à utilização de academia interna e atividades ao ar livre (caminhadas, corridas, ciclismo, etc), obedecendo-se o distanciamento. Ficando proibido a utilização de piscinas, saunas e vestiário, além da realização de competições e torneios.

“Para chegarmos a esta decisão ouvimos os membros do Comitê de Crise, e ao final foi colocado em votação o retorno controlado destes setores a partir de segunda-feira, 27. Quanto ao Shopping ficou acertado a análise do projeto por parte da Vigilância Sanitária, de forma que possa retomar suas atividades com segurança máxima. Porém, a retomada destes setores do comércio não quer dizer que devamos relaxar nos cuidados com o Coronavírus. A Pandemia existe, esta instalada, o vírus esta circulando e por isso os cuidados devem ser redobrados. O isolamento social ainda é o melhor remédio. Isso além do uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento em filas”.

Comentários