
A reunião aconteceu o sábado, dia 11, na sede do Inprev – Instituo de Previdência do Servidor Público Municipal, e contou com as presenças de profissionais da Secretaria de Saúde que estão ligados diretamente ao enfrentamento do Covid 19, dos responsáveis pelos hospitais da cidade (Bom Pastor, Regional, Humanitas e Varginha), da UPA, Associação Médica de Varginha, representantes do Comércio (ACIV, Sindicatos e associações e do Shopping), da segurança pública (Polícia Militar e Guarda Civil Municipal), empresários dentre outros, além dos secretários municipais de Governo, Carlos Honório Ottoni Júnior e de Educação, Rosana Carvalho e do vereador Cláudio Abreu representando a Câmara Municipal.
“Foi uma reunião para tratar de assuntos relacionados a manutenção ou não das restrições para a abertura do comércio e outras atividades de Varginha, tendo em vista as questões de saúde e economia, levando-se em consideração a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19) e face às disposições do Decreto Municipal nº. 9.770/2020, que dispõe sobre a suspensão temporária das atividades não consideradas essenciais à população. Procuramos reunir pessoas de vários setores para unificarmos nossas ações de forma a flexibilizarmos a abertura do comércio”, explicou o prefeito Vérdi Melo.
Segundo Vérdi, a abertura do comércio está condicionada ao maior engajamento por parte da população aos cuidados a serem adotados em relação ao Coronavírus. “O que a gente percebe é a ausência da ciência da importância do isolamento social, com muitas pessoas nas ruas, a ausência de máscaras e outros equipamentos de proteção individual e acúmulo de pessoas em filas e em praças da cidade. Precisamos dividir com a população a necessidade de se cumprir metas, para que ocorra a retomada da normalização das atividades”.
Após apresentados todos os argumentos, os comerciantes, no geral, concordaram com a abertura gradual, restritiva e educativa do comércio, havendo bom senso entre todos.
Por parte da prefeitura ficou acertada uma campanha de conscientização da população dos cuidados a serem adotados a fim de se evitar o aumento do número de casos do Covid-19 em Varginha tais como o uso de máscaras, manter o isolamento social e, em caso de precisar sair, ao pegar filas manter distanciamento, evitar aglomerações e redobrar os cuidados com os idosos.
Comentários
Postar um comentário