O prefeito em exercício de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, divulgou vídeo nesta segunda-feira (30) sobre a reabertura do comércio de Varginha. O pedido é de comerciantes que promoveram carreata no fim de semana para sensibilizar a população.
No vídeo, Vérdi explica uma importante reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira para tratar da reabertura do comércio de Varginha. Vérdi recebeu ofício da Associação Comércial, às 18h10 de quinta-feira (26), pedindo a reabertura do comércio de Varginha.
“Acabamos de sair de uma reunião oportunidade em que várias autoridades compareceram dentre elas destacamos aqui os médicos, os profissionais de saúde, representantes da Aciv, sindicatos, Câmara de Vereadores, imprensa, uma reunião aberta, ampla, para todos”, informou o vice-prefeito em exercício em vídeo no Facebook.
Segundo Vérdi, os médicos fizeram uma explanação e deixaram claro que esta semana é a semana de disseminação da doença. Apelaram para que o Decreto Municipal suspendendo as atividades do comércio fosse mantido até sábado, 4 de abril. O decreto é válido por 15 dias a partir do dia 21 último.
“Por esse motivo, todos que estavamos presentes na reunião fomos unânimes em dizer que o nosso decreto será mantido até o próximo sábado, a favor da vida das pessoas”, afirmou Melo, dizendo ainda que a partir da semana que vem deve flexibilizar de acordo com o momento e o comércio passe a funcionar gradativamente.
MÉDICOS
Os médicos destacaram que o isolamento social nesse enfrentamento do coronavírus é de extrema importância para evitar um colapso na saúde pública. Entre os que se pronunciaram na reunião, o infectologista Luiz Carlos Coelho explicou que “manter o comércio fechado é uma medida de contenção, pois mesmo sabendo que teremos casos da pandemia COVID19 graves e que poderão ir a óbito, o que gente quer é diminuir a incidência desses casos para que o sistema de saúde possa ter a oportunidade de absorver, isso é achatar a curva de incidência para que o município possa passar por esse enfrentamento”. O médico ainda enfatizou que “Varginha é uma cidade pólo e automaticamente se reabrir o comércio nesse momento vai atrair pessoas da região e vai amplificar a transmissão; portanto, são medidas protetivas, não simpáticas, mas visam a menor taxa de transmissibilidade e letalidade”.
PREFEITO
Vérdi destacou que a reunião foi aberta, transparente e que a decisão foi unânime. “Os médicos apelaram para que mantivéssemos o Decreto até sábado pois essa é uma semana de pico da disseminação do coronavírus. Portanto, decidimos em favor da vida. Não tenho outra alternativa”. O prefeito em exercício adiantou que a partir da próxima semana haverá uma flexibilização de acordo com o momento, fazendo o comércio voltar a funcionar gradativamente, para que Varginha retorne ao crescimento.
Vérdi enfatizou que sabe e respeita as preocupações dos lojistas. “Porém, nesse momento a prioridade são as vidas de toda uma população e por isso, a Prefeitura decide pela manutenção da quarentena por mais essa semana”. Portanto, o decreto municipal 9.751/2020 não será revogado. O comércio deverá reabrir no dia 6 de abril, exceto os estabelecimentos considerados essenciais.

Comentários
Postar um comentário