Fundação Cultural lança quarto livro com a transcrição de atas da Câmara Municipal de Varginha




O Museu Municipal de Varginha recebe na próxima terça-feira (17/03), às 19h, o lançamento do livro “Varginha - MG na República Oligárquica - Atas da Câmara Municipal 1915-1916”, do historiador José Roberto Sales. O lançamento é aberto ao público e contará com um bate-papo com o escritor, que contará detalhes do período retratado pela publicação.

Este é o quarto livro da Coleção Atas da Câmara Municipal publicado pela Fundação Cultural de Varginha, que apresenta a transcrição integral, com atualização ortográfica, das atas da Câmara Municipal de Varginha, assentadas no antigo “Livro de Actas 1915-1916 MDCCCCXV”.




Este é o quarto livro com a transcrição das atas da Câmara Municipal de Varginha.



“Para transcrever essas atas é preciso entender a estrutura discursiva do final do Século XIX, que é diferente da que temos hoje. Além de decifrar a caligrafia, foi necessário uma interpretação dos textos muito minuciosa para compreender o que estava sendo relatado pelos governantes da época”, analisa o historiador José Roberto Sales.

“Ao longo dos últimos anos, o historiador José Roberto Sales tem sido incansável no resgate desta história. O leitor vai poder acompanhar como foi o processo para a melhoria em várias ruas e espaços públicos urbanos e rurais do município, a inauguração e a regulamentação do Mercado Municipal e a deliberação para a construção do Cemitério Municipal”, destaca Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural.





Escritor José Roberto Sales.



A Coleção dos Livros de Atas teve a primeira obra publicada em abril de 2018, abrangendo o período de 1882 a 1889. O segundo, editado também em 2018, apresenta o período de 1890 a 1894. O terceiro apresentado em 2019 relata o período entre 1910 e 1915.

Todos os livros também estão disponíveis no site da Fundação Cultural em www.varginhacultural.com.br na aba Patrimônio > Publicações > Coleção José Roberto Sales.

O Museu Municipal de Varginha está localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2716.




Livro de Actas 1915-1916 MDCCCCXV, página 18. Técnica: manuscrito a bico de pena chanfrado e tinta nanquim. Relator: Evaristo Gomes de Paiva Júnior.








Comentários