Casos suspeitos do novo coronavírus sobem de 3 para 12 em cinco dias





Os casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus multiplicou por quatro em apenas cinco dias. Não há casos confirmados em Varginha e os suspeitos estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Sexta-feira, com os descartes de três casos cujos exames especializados deram negativo para o covid-19, o número de suspeito havia caído para três. Nesta segunda-feira, a Nota Informativa do Setor de Vigilância Epidemiológica nº 8 indicava aumento para dez casos. Nesta terça-feira (17) esse número subiu para 12 os suspeitos.

Já foram colhidos os materiais e encaminhados a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. A secretaria informa ainda que não foi necessário a internação de suspeitos, estão sendo monitorados por equipes da Atenção Básica. Eles permanecem em isolamento domiciliar, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Como prevenir o

coronavírus

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

· Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

· Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

· Evitar contato próximo com pessoas doentes.

· Ficar em casa quando estiver doente.

· Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

· Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte MS

Comentários