
O senador por Minas Gerais, Rodrigo Pacheco, deve propor na próxima semana audiência pública para debater o Lago de Furnas. Ele foi procurado por diretores da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e outras entidades como a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago). Varginha integra a associação.
A reclamação de empresários e prefeitos de municípios banhados pelo Lago de Furnas é que por mais que recordes do índice de chuvas sejam batidos no estado e na região, o nível do reservatório permanece baixo. A última medição feita pelo Operador Nacional do Sistema – ONS, quinta-feira (13), indica um volume útil de 26,46%.
Segundo o Portal Onda Sul, Rodrigo Pacheco (que é natural de Passos) comentou em sessão plenária que mesmo com o alto volume de água despejado pela chuva, ainda não foi registrado uma alta no volume do Lago. Em decorrência dessa denúncia, o Senador Rodrigo Pacheco fará um requerimento de audiência pública para o esclarecimento desse fato.
Para essa reunião, o Senador irá convidar o Diretor Presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); André Pepitone, da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), de Furnas Centrais Elétricas e do Operador Nacional do Sistema, dentre outras autoridades.
Em Brasília, os prefeitos da Alago, em outubro do ano passado, se reuniram com o presidente do Operador Nacional do Sistema, Luiz Eduardo Barata. Eles defendem uma cota mínima para o Lago de Furnas.

Banho da Doroteia com Araketu neste sábado (15) em Varginha abre o Carnaval na região
Boa Esporte busca primeira vitória no Campeonato Mineiro neste domingo (16) em Varginha
Comentários
Postar um comentário