Presidente do STJ recebe título de Cidadania Varginhense






O presidente do Superior Tribunal de Justiça – STJ – Ministro João Otávio de Noronha, foi homenageado pela Câmara Municipal de Varginha quinta-feira (31). Ele recebeu o Título de Cidadania Honorária Varginhense atendendo a uma proposição do presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni. O evento ocorreu no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Varginha.

João Otávio de Noronha nasceu na vizinha cidade de Três Corações e graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre. Foi funcionário do Banco do Brasil de 1975 a 1984, quando se tornou advogado daquele banco, onde também foi consultor jurídico geral (1994-2001) e diretor jurídico (2001-2002).

Em 1987, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para o cargo de juiz de Direito de Minas Gerais, porém permaneceu na advocacia.

Foi professor da cadeira de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Varginha – Fadiva – e também conselheiro da Seção de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (1993-1994). Posteriormente foi conselheiro federal da OAB (1998-2002).

Em 2002 foi indicado pela OAB e nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Foi diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e ministro do Tribunal Superior Eleitoral de 2013 a 2015, além de Corregedor-Geral Eleitoral de 2014 a 2015. É professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), da Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e da pós-graduação do Centro Universitário de Brasília(Uniceub).

“Precisamos destacar que o Dr. João Otávio desempenhou parte de sua vida profissional aqui em Varginha, como advogado da agência local do Banco do Brasil e como professor da nossa Fadiva, onde demonstrou seu grande conhecimento jurídico, como titular da cadeira de Direito Processual Civil. Relacionou-se muito bem com a nossa comunidade, seja como advogado do Banco do Brasil, ou como professor, muito apreciado por seus alunos da Fadiva. Por sua notável inteligência e destacada cultura jurídica, tornou-se referência no meio jurídico nacional e um Ministro destacado junto aos seus pares, dos quais é merecedor do apreço e admiração. Por isso, acredito que merece todo o destaque nesta honraria que o Município lhe concede”, destacou o presidente Dudu Ottoni.

Comentários