
A Feira de Ciências realizada neste sábado (23/11) pela Escola Estadual Brasil, em Varginha, apresentou a culminância do projeto “Água e Luz”, uma iniciativa que foi implementada na escola para promover o uso consciente dos recursos naturais. Nessa ocasião, foram apresentados os resultados do acompanhamento diário do consumo de energia e de água da escola à comunidade, além de ser realizada uma campanha externa (blitz) para conscientizar a população sobre a necessidade de se ter um consumo consciente desses recursos.
O projeto “Água e Luz” envolveu estudantes e servidores da escola, desencadeando uma mobilização impar em prol da sustentabilidade. Várias ações fizeram parte do projeto: palestras proferidas pela Cemig e Copasa; formação de grupos de alunos multiplicadores da campanha; medição diária de consumo de energia elétrica e de água; marcação, dia a dia, em um gráfico de controle do consumo exposto na área interna da escola para conhecimento das pessoas que frequentam o local; visita semanal de cada grupo multiplicador às turmas da escola para despertar em todos os estudantes o senso de consumo consciente tanto na escola quanto na casa deles; análise semanal do consumo de energia e de água observados pelos grupos. Estas ações culminaram com a divulgação que ocorreu durante a feira de ciências como forma de compartilhar com a comunidade o conhecimento obtido com a execução do projeto.
O nome do projeto “Água e Luz” tem um significado muito especial para os organizadores: água é vida e a luz ilumina os caminhos. Dessa forma, a mensagem que se deixa por trás desse título é que no caminho da vida todos sejam iluminados e alcancem seus objetivos. Isso, de forma consciente, responsável e digna. A Cemig e a Copasa tiveram uma importante contribuição para o desenvolvimento do projeto na escola, prestando todo o suporte necessário para que se alcançasse o sucesso desejado.
Comentários
Postar um comentário