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O turismo digital ainda é um termo pouco usado, e conhecido, pelos brasileiros. No entanto, ele é um dos principais responsáveis por aquecer este setor, ainda pouco explorado economicamente. A ideia é incentivar o crescimento de empresas online que oferecem serviços para viagens, experiências e até entretenimento em outros estados ou países. São companhias de viagens, blogs e até plataformas que buscam preços mais em conta.
Uma pesquisa realizada, no final de 2017, mostrou que este tipo de mercado cresceu em apenas quatro anos cerca de 73%. Além disso, conseguiu movimentar R$ 30 bilhões neste mesmo período e fez o Brasil acordar para este cenário. A maior parte desse sucesso econômico se deve aos sites que ajudam os brasileiros a planejar uma viagem. Ou seja, desde um comparador de preços até uma agência totalmente online.
A agência Booking, por exemplo, foi um dos sites de viagens mais visitados em 2018. Ela possui cerca de 2 milhões de hotéis cadastrados e uma receita que passa dos US$ 10 bilhões, ou seja, uma das maiores empresas do ramo. É um sucesso comercial e que possui grande espaço e funcionamento no Brasil. Este mesmo crescimento também existe com outras marcas da área, como a alemã Trivago e a norte-americana Airbnb.

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Os comparadores de preços também ganharam neste mercado, inclusive com grandes marcas do mercado tecnológico. A Google possui uma ferramenta de busca que funciona, de forma exclusiva, para buscar passagens aéreas mais baratas. Em funcionamento desde 2017, o Google Flights é usado por milhares de usuários brasileiros. Outra plataforma semelhante é o Skyscanner, que também é popular por aqui.
Turismo com jogos
Além desses exemplos, o turismo digital também possui outras propostas em áreas diferentes. Uma das que mais consegue investimento, e chama a atenção dos curiosos, são dos jogos online. A ideia é recriar digitalmente uma visita a algum lugar famoso, e é um dos motivos para o sucesso dos sites de apostas online. O cassino da Betfair, por exemplo, ganhou usuários com a plataforma que simula mesas e jogos de casas desse estilo, contando até com um lobby online entre os jogadores.
Porém, é com a tecnologia de Realidade Virtual que as pessoas mais se impressionam. O jogo VR Museum of Fine Art, por exemplo, simula uma visita aos grandes museus que existem espalhados pelo mundo. A pessoa não precisa sair de casa, mas consegue ter uma experiência próxima de quem viajou até lá. Outros locais, como o Grand Canyon, também já possuem simuladores do mesmo estilo.

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Até mesmo a Google, novamente, fez investimentos nesta área. A plataforma Google Earth ganhou uma adaptação para quem usa óculos de realidade aumentada e tem desejo de explorar o mapa mundial. A iniciativa é fazer com que a pessoa tenha uma experiência virtual e depois queira ir de verdade. Assim, o mercado do turismo digital consegue se ajudar em dois setores diferentes. Os jogos online acabam se transformando em uma espécie de propaganda para os locais a visitar. Por isso, é um mercado único e com potencial para crescer no Brasil.
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