Festival do Japão Sul de Minas promete reunir o melhor da cultura japonesa





(Foto: Divulgação)
Nos dias 01 e 02 de junho, a Praça do ET receberá a primeira edição do Festival do Japão Sul de Minas. Nos dois dias o evento começa às 11h, com entrada franca, com o melhor da gastronomia japonesa, apresentações de danças e artes marciais, além de exposições fotográficas, shows de Taiko (variedade de instrumentos japoneses de percussão) e uma apresentação do cantor Joe Hirata.



Realizado pela Associação Cultural Nikkey de Varginha, o Festival tem objetivo de trazer para a cidade e região toda a beleza e a tradição de uma cultura milenar. O evento vai comemorar ainda os 111 anos da imigração japonesa no Brasil, que teve início em 18 de junho de 1908.

Exposição fotográfica



Entre os dias 25 de maio e 07 de junho, uma exposição fotográfica sobre a história da cultura japonesa no Brasil, em especial no Sul de Minas, será realizada no Via Café Garden Shopping. Serão apresentados personagens que fazem parte da história japonesa em Varginha e região.

A iniciativa é dos alunos do 1º, 2º e 7º períodos do curso de Jornalismo do Grupo Unis, que desenvolveram um trabalho conjunto, relacionando as disciplinas de “Realidade Política, Econômica, Social e Cultural”, “Webjornalismo” e “Fotografia”.

Joe Hirata

Cantor, compositor e produtor, Joe Hirata começou a cantar aos oito anos. Desde então, conquistou vários títulos em concursos amadores no Brasil e no Japão, tendo sido campeão do maior concurso amador de canção japonesa, o NHK Nodojiman. Com vários discos gravados e apresentações em diversos países, ele é mais uma das incríveis atrações do Festival do Japão Sul de Minas.

Shows de Taiko

Englobam uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. No Japão, refere-se a qualquer tipo de tambor, mas fora do Japão, o termo é geralmente usado para se referir a qualquer um dos vários tambores japoneses chamados de wadaiko e a forma de apresentação, o taiko, chamada de kumi-daiko (coleção de tambores).

O Taiko é um instrumento cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

Apoio

• Organização: Associação Cultural Nikkey de Varginha (ACNV) e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV).
• Patrocínio: Megaleste, Porto Seco Sul de Minas, Daisuki Coffee, Unis, Fênix Hotel e Nipônica Toyota.
• Parceiro Master: EPTV
• Apoio Cultural: Via Café Garden Shopping
• Parceiros: COMTUR, Medsul Card, WOutdoor e Restaurante E&E
• Parceiros de mídia: Jornal Correio do Sul, Jornal Gazeta de Varginha, Jornal Folha de Varginha, Vanguarda FM, Sistema Clube, Varginha Online, Blog do Madeira e Perfil WE
• Apoio: Prefeitura Municipal de Varginha, Câmara Municipal de Varginha e Fundação Cultural de Varginha.

Comentários