VARGINHA COMUNICA RESULTADO PARCIAL DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E POLIOMIELITE E ANUNCIA NOVAS AÇÕES PARA ALCANÇAR A META
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo iniciou no dia 04/08 no município e no dia 06/08 a nível Nacional. No sábado, dia 18 de agosto, foi o Dia “D” e pelos resultados apurado a cobertura foi satisfatória com 3.331 crianças vacinadas contra a Poliomielite, o que corresponde a 52,81% e 3.316 crianças vacinadas contra o Sarampo, o que corresponde a 52,57%.
O objetivo da Campanha é manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo, caxumba e a rubéola (Triviral), para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.
A população alvo para vacinar indiscriminadamente contra o sarampo e a poliomielite são as crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias, portanto, representarão aproximadamente 6308 crianças (100%). A meta é vacinar, no mínimo 95% dessas crianças.
ESTRATÉGIAS DO MUNICÍPIO
O município antecipou o início da Campanha que ocorreu no sábado (4/8), com resultado satisfatório, visando atingir o público alvo reforçando a necessidade da vacinação.
Toda população alvo deverá ser levada a um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. Destacamos que além da vacinação será realizada também atualização da Caderneta de Vacinação da Criança.
Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.
A campanha contra poliomielite e sarampo terá como estratégia a vacinação indiscriminada para crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.
Para maior adesão à vacinação das crianças, ações de divulgação e mobilização social à população serão realizadas.
ABERTURA DAS SALAS DE VACINA EM HORÁRIO ESPECIAL E FINAL DE SEMANA
Para atingir a meta esperada, a prefeitura de Varginha, por meio do Setor de Epidemiologia, programou para o período de 27/08 a 02/09, a abertura de Sala de Vacina fora do horário de rotina e final de semana;
Abertura de Salas de Vacinas (a programar) em um domingo, 02/09;
Estender o horário de funcionamento da Policlínica Central (dias a serem programados) para o período noturno, das 17h às 20h
A relação das Unidades de Saúde será divulgada no período da intensificação, conforme datas acima.
Nota: Pais e responsáveis devem ser incentivados a trazerem a caderneta de saúde da criança para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança a todo o momento!
imagem ilustrativa: internet
Comentários
Postar um comentário