INICIADA NOVA ETAPA DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS RESIDENCIAIS NOVO TEMPO, CRUZEIRO DO SUL E CARVALHOS
O Projeto de Desenvolvimento Sócio Territorial dos Residenciais Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos iniciou esta semana a sua nova etapa com dois empreendimentos sociais de largo alcance. O primeiro deles foi a implantação do projeto de fomento e incremento ao Capoeirismo, como instrumento pedagógico de mobilização, socialização e educação para um desenvolvimento psicossocial preventivo aos problemas comportamentais que tanto afetam as crianças e os adolescentes na atual conjuntura, em que se multiplicam os índices de violência doméstica e social.
A iniciativa visa ocupar os espaços públicos e os equipamentos sociais da comunidade com atividades permanentes de Capoeirismo, tendo como monitor e instrutor o conceituado mestre capoeirista Osvaldo Henrique Teófilo, que além das técnicas esportivas possui habilitação como educador social de larga experiência com jovens e adolescentes. Uma centena de adolescentes e crianças se inscreveu para participar das atividades.
Outro empreendimento social que teve as suas atividades iniciadas foi o Curso Integrado de Cabeleireira, Manicure, Pedicure, Design de Sobrancelhas e Estética Pessoal, que está sendo ministrado para 20 mulheres das três comunidades, com o objetivo de dar-lhes conhecimentos e habilitação profissional, além de um processo de educação para o empreendedorismo. O curso está sendo ministrado pela especialista em Estética Pessoal, Daiane Vieira Santos Dias. Após a realização do curso, as mulheres habilitadas atuarão em duas vertentes: um grupo de 10 mulheres constituirá uma microempresa comunitária de economia solidária e, através de um container-atelier, prestarão serviços às três comunidades;
Outro grupo de 10 mulheres atuarão como profissionais autônomas, empreendedoras, prestando seus serviços a domicílio e/ou nas residências dos seus clientes. Estas 20 mulheres passarão, portanto, a gerar renda para o orçamento familiar, dando sólida contribuição para a melhoria da qualidade de vida das suas famílias.
O Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Francisco Graça de Moura, informou por ocasião do início dos dois empreendimentos, que todo esforço visa contribuir para reduzir a vulnerabilidade e exclusão sociais, através da inclusão produtiva e da preparação e instrumentalização das pessoas para o empreendedorismo, no âmbito e no universo da economia solidária.
Comentários
Postar um comentário