Batista: a internet e seu uso consciente pelos nossos adolescentes





O Colégio Batista realizou um trabalho com os alunos do Ensino Fundamental II, nas aulas de Filosofia e Orientação Escolar, sobre o uso da internet.
Sabemos que ela é uma rede mundial de extrema importância, masseu uso deve ser consciente. Surgiu com objetivos militares, durante a Guerra Fria, na década de 1970, depois passou a ser utilizada para fins acadêmicos nas universidades e hoje é considerada uma das maiores criações tecnológicas com aplicabilidade em vários setores e uma infinidade de recursos: acadêmicos, de entretenimento, comercial, empresarial, jornalístico entre outros.
Não conseguimos imaginar o mundo hoje sem a internet, entretanto ela não é apenas uma rede de computadores, é uma rede de seres humanos, que se relacionam, conectam-se, divertem-se, trabalham e que possuem uma identidade.
Assim como na sociedade formal, para se viver nessa imensa rede devemos ter alucidez de que ela não é uma terra sem lei. Estamos sujeitos às leis que a regem e devemos ter muita cautela, afinal, não temos nenhuma garantia de segurança nessa imensa rede.
A porta de acesso aos jovens através da internet é quase ilimitada, onde tudo é possível e permitido, mas é preciso refletir que nem tudo convém. Por isso é necessário pensar antes de postar fotos, vídeos e comentários. Nessa vitrine de possibilidades, trabalhamos com diversas situaçõesque nossos alunos podem enfrentar na internet. Entre elas, tratamos sobreoCiberbullying relacionado à intimidação, humilhação e a ameaças que uma pessoa pode sofrer pela internet, que pode ter consequências emocionais graves.
Também falamos doSexting ou nudeque diz respeito aos adolescentes ou jovens que trocam imagens de si mesmos com pouca roupa ou nus, mensagens com textos eróticos, ou brincadeiras sensuais entre amigos, namorados ou pretendentes.
Falamos sobre o aliciamento de menores, dos perigos delesse corresponderem nas redes sociais com pessoas desconhecidas, da importância deresguardarem seus dados, suas fotos e informações pessoais. Aliciadores geralmente são adultos que fazem parte de redes criminosas, podem ser pedófilos, que tentam ganhar a confiança de adolescentes para manipulá-los para tirar proveito. Existem casos de abuso sexual e sequestro de adolescentes que caem nas armadilhas dessas pessoas mal intencionadas.
O uso excessivo das redes sociais foi outro assunto abordado durante o trabalho. O tempo que um adolescente permanece conectado tem sido uma grandepreocupação de muitas famílias. Sabemos que isso pode se tornar um vício e ter consequências sérias prejudicando seu desenvolvimento saudável. A internet é uma grande rede de entretenimento e por ser tão prazerosa, os adolescentes podem ter dificuldade de controlar seu uso. É preciso ficarmos atentos, alguns sinais são importantes para verificarmos se a sua vida online está passando dos limites. Alguns desses sintomas podem ser relacionadosà queda de suasnotas na escola, dificuldade em se concentrar, demonstração de ansiedade ou irritabilidade quando tenta controlar o tempode conexão nas redes sociais ou jogos online, dificuldade em cumprir rotinas como: hora de comer, dormir, estudar, tomar banho ou na realização de pequenas tarefas estipuladas pelos pais.
É muito importante que os pais acompanhem de perto a vida de seus filhos nas redes sociais. Para as crianças menores é necessário um acompanhamento mais de pertoem relação aos conteúdos que eles podem ter acesso e, quanto aos filhos adolescentes, é importante estabelecer um bom diálogo,como também regras bem estabelecidas das tarefas que devem desenvolver, e dos horários do seu dia a dia e da responsabilidade com os seus estudos.

Comentários