Gestão de saneamento é tema de evento gratuito em Varginha




Ainda hoje, em alguns municípios do Brasil, enfrentamos problemas com saneamento básico. A má gestão dos serviços municipais de água e esgoto, aliada à corrupção, e à má distribuição de recursos para o serviço, que chega a somente 1,2% do orçamento da União, leva o país ao fracasso em cumprir metas em saneamento básico.

Atento a essa demanda, o conselho Federal de administração – CFA criou o Sistema de Governança e Gestão Estratégica de Água e Esgoto (Gesae/CFA), que será disponibilizado gratuitamente aos Municípios. Os Adm. José Antônio Campos Chaves e oTecg.Ediberto Correia abordarão o assunto com a palestra “Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Saneamento: Oportunidades para o Administrador”, durante o Circuito Mineiro de Administração em Varginha, no dia 22 de maio. O Circuito, realizado pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG, acontecerá às 19h no Auditório da Theatro Capitólio.

Além da palestra, será apresentado o case de sucesso “Mulher Administradora – Desafios rumo ao topo”, pela Gestora do Clube da Casa, Adm. DellanyPetrin.

O evento é aberto ao público e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site do CRA-MG: www. cramg. org.br.

O Circuito Mineiro de Administração ainda vai a Campo Belo e Três Corações nos dias 23 e 24 de maio.



Sistema CFA/CRAs

Habilitar, orientar, fiscalizar o exercício profissional e difundir a ciência e práticas da Administração, contribuindo para a valorização da profissão e sustentabilidade das organizações, em benefício da sociedade, esta é a missão do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG, uma entidade que enxerga as necessidades e oportunidades do país.

O CRA-MG integra o Sistema CFA/CRAs, composto pelo Conselho Federal de Administração e os Conselhos Regionais de Administração que atuam em consonância, regulamentando e fiscalizando em todo o território nacional a profissão de Administrador. No entanto, a atividade do sistema não se limita à fiscalização. Ele vem trabalhando, ao longo de décadas, no fortalecimento da profissão na sociedade, acompanhando o crescimento da economia brasileira e o impacto causado pelo profissional qualificado nesse crescimento.

O trabalho do Conselho de Administração torna-se cada vez mais fundamental no dia a dia do Brasil. Isso porque, além da ampla participação no debate de grandes temas nacionais, a entidade tem se aproximado do Administrador por meio da difusão do conhecimento e atualização do mercado de trabalho e perpetuado valores como ética, competência e inovação, indispensáveis na gestão de qualquer empresa, ou na gestão pública.

Atualmente, o CRA-MG possui cerca de 50 mil profissionais registrados em todo o estado.



Administração

A Administração foi regulamentada em 09 de setembro de 1965, mesma data em que foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Administração, entre eles, o CRA-MG. Em 2018, a profissão completa 53 anos da sua regulamentação.

O curso de Administração foi o terceiro mais procurado no Sistema de Seleção Unificada (SISU), com quase 100 mil inscritos. O MEC calcula que exista mais de 1,5 milhão de Administradores formados.

Sobre os palestrantes:

– Adm. José Antônio Campos Chaves – Administrador, Professor, Consultor de Programas do Banco Mundial e Sócio da ECOTRADE.

– Tecg.Ediberto Correia – Tecnólogo em Gestão Pública e Membro da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA – Conselho Federal de Administração.

Comentários