Academia Varginhense de Letras recebe lançamento de livros














No próximo sábado (26/05), às 16h, a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências – AVLAC, em parceria com a Academia Paraguaçuense de Letras (APL), recebe as autoras Cyntia Beltrão e Bárbara Mançanares para o lançamento dos livros “Incômodo Conto” e “Maio”


O evento acontece na sede da AVLAC, localizada na Sala da Torre da Estação Ferroviária de Varginha – Praça Matheus Tavares, nº 121, Centro.

Os livros, de arte cuidadosa, são da editora mineira Quintal Edições, que vem trabalhando com mulheres escritoras em um modelo de negócio de pequenas tiragens e busca dar visibilidade a autoras com pouco tempo de estrada, mas com muito a dizer.

“Incômodo Conto”, livro de estreia de Cyntia Beltrão, apresenta textos que misturam realismo fantástico, feminismo e contos de fada. Nas palavras de Anita Di Marco, membro da AVLAC e tradutora, “o livro traz crônicas do cotidiano com uma boa dose de realismo fantástico. Seus escritos trazem mulheres fortes em atitudes comezinhas, a princípio, como gostar de ler ou de tomar café, trabalhar… Despertam interesse, fazem rir e depois causam estranheza; aos poucos, incomodam, apertam, questionam e constrangem o leitor. Uma coisa de cada vez; ou tudo ao mesmo tempo”.

“Maio”, primeiro livro de poesias de Bárbara Mançanares, revela ao leitor o entre lugar do outono, em que as cores e os ares do verão, ainda presentes, começam a dissipar-se e a tornar-se cada vez mais frios. Os poemas, metáforas acuradas de fins gradativos, envolvem o leitor nos versos e o conduzem por entre questões de amor mal resolvido: pelo outro, por si mesmo e pelo mundo. Bárbara Mançanares reflete sobre o cotidiano sem se esquecer de que, ainda que ele tenha sua face profunda e subjetiva, ele é comum.

ASCOM/ Fundação Cultural

Comentários