CIE de Varginha tem cerca de 24% das obras concluídas, segundo o Ministério do Esporte






O Ministério do Esporte divulgou no último dia 6 relatório sobre o andamento das obras dos Centros de Iniciação ao Esporte do país.



No Sul de Minas, os Cie’s de Varginha e Passos estão em construção. Em Poços de Caldas e Pouso Alegre, as obras não iniciaram e a Caixa está preparando o cancelamento.



Segundo o relatório, Varginha tem 23,77% das obras concluídas. O contrato se encerra em 30 de dezembro deste ano. No entanto, a obra mais adiantada é a de Passos, com um percentual concluído de 24,30%.



No Bairro Santa Maria a obra é do modelo I para abrigar 13 modalidades olímpicas: Esgrima, Ginástica Ritmica, Badminton, Levantamento de Peso, Tênis de Mesa, Taekwondo, Voleibol, Basquetebol, Boxe, Handebol, Judô, Lutas e Futebol de Salão. E seis modalidades paraolímpicas: Esgrima na cadeira de rodas, Judô, Halterofilismo, Tênis de Mesa, Voleibol sentado e Goalboll.



Pronto, o ginásio terá ainda acomodações para administração, sala de professores e técnicos, enfermaria, copa, depósito, vestiários, vestiário acessível, academia e sanitário público. A arquibancada será para 177 pessoas. A área total construída deverá ser de 1.600 m².



O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.



O total de investimento previsto é de mais de R$ 780,5 milhões e os municípios puderam escolher entre 3 modelos de CIEs, dependendo do tamanho do terreno disponível naquela localidade. Os projetos padronizados de Arquitetura e Engenharia dos CIEs foram fornecidos pelo Ministério do Esporte aos municípios selecionados.



Foram selecionadas 285 propostas, porém, após a seleção ocorrida em 2013, alguns municípios desistiram do projeto por motivos diversos ou solicitaram a alteração de Modelo.

Comentários