ACIV realiza reunião extraordinária para debater revitalização do Centro de Varginha


A Associação Comercial de Varginha- ACIV realizou na manhã desta quinta-feira (11) uma “Reunião Extraordinária” para discutir o futuro da revitalização do Centro de Varginha. A reunião atende a demanda de vários associados insatisfeitos com o estado de conservação das ruas e calçadas. Sendo assim, a ACIV convidou o empresário para tratar o assunto junto aos representantes do poder público.
O secretário José Manoel Magalhães responsável pela Secretaria de Planejamento Urbano e Barry Charles encarregado pela Secretaria de Turismo e Comércio, e o presidente da Câmara Municipal de Varginha, Leonardo Ciacci, estiveram presentes.
Proprietários de lojas também se posicionaram sobre o assunto. O empresário e diretor da ACIV, Roberto Figueiredo, preocupado com a situação atual em que se encontram as ruas e calçadas do centro comercial, além da falta de opção de conforto que o consumidor pode desfrutar durante suas compras e, sabendo que o projeto de revitalização promovido pelo poder público não contemplaria todas as áreas do centro, sugeriu uma parceria público-privada, com incentivos fiscais por parte do poder público para incentivar o empresário e/ou proprietário a investir na revitalização.
Comerciante em Varginha há 54 anos e vice-presidente da ACIV, Wagner de Brito Pio, colocou problemas que o Centro sofre e falou sobre a importância do comprometimento do Executivo com o comércio. “É necessário que o Poder público se conscientize e assuma, de fato, uma posição para que a obra seja concretizada”.
O secretário de Turismo e Comércio, Barry Charles, disse que entende as dificuldades que os comerciantes passam e reafirmou que a iniciativa de uma parceria público-privada é ideal para se obter um centro comercial como todos querem.
O presidente da Câmara, Leonardo Ciacci pontuou as diferenças da administração privada com a pública para mostrar as dificuldades encontradas para dar início ao projeto de revitalização. Ele destacou ainda os esforços da prefeitura e do deputado Federal Dimas Fabiano para liberação da verba que aconteceu em agosto em 2017.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano, José Manoel Magalhães, a liberação da Caixa Econômica Federal veio em dezembro e a partir de então, será aberto o edital com o processo licitatório para contratar a empresa que iniciará as obras. A expectativa é de que a revitalização esteja concluída no 1° semestre.
O presidente da Associação Comercial, Anderson de Souza Martins, durante toda a reunião, abriu espaço para que os comerciantes colocassem suas posições aos representantes presentes. “Essa é a oportunidade de vocês ouvirem as demandas dos comerciantes, empresários e proprietários de lojas e levarem para a prefeitura onde irão ponderar e debater”.
O presidente reforça ainda que todo o comércio anseia pela revitalização e que ela aconteça até o final do 1° semestre e coloca a ACIV à disposição para intermediar a demanda do empresário frente ao poder público no que tange ao assunto revitalização, partindo tanto da iniciativa pública quanto da privada.

Comentários