Escola Afonso Pena recebe equipamentos para capacitar profissionais em Educação Especial






A Escola Estadual Afonso Pena foi uma das 12 instituições que recebeu novos equipamentos e recursos tecnológicos nas áreas de deficiência visual, surdez e deficiência intelectual. Estes equipamentos foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação. Foram entregues projetores, impressoras, computadores e notebooks. Os computadores e notebooks irão com softwares e conteúdos tais como Mecdaisy, Dosvox, Braile fácil, Monet, NVDA, recursos de acessibilidade, conteúdos educacionais, segurança da informação, livros audiovisuais e diversos softwares educacionais.

Os centros de referência são responsáveis por realizar capacitações dos profissionais da educação da rede estadual de ensino e da rede municipal de ensino conforme parcerias; orientações às escolas e às Superintendências Regionais de Ensino; e produção de livros didáticos (Braille, ampliado e mecdaisy) e materiais acessíveis.

Esses novos equipamentos serão utilizados na realização das atividades de capacitação e para a produção de livros e materiais acessíveis pelas equipes de trabalho das unidades, investimento importante do Governo de Minas Gerais no desenvolvimento da educação inclusiva do estado. A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, ressalta que construir escolas inclusivas é também construir uma sociedade inclusiva em diferentes lugares e espaços. “A tecnologia é uma grande aliada na política de inclusão educacional, porque ela ajuda a construir uma autonomia das pessoas com deficiência. Temos um caminho grande pela frente para fortalecer esses núcleos e construir cada vez mais esse assessoramento às escolas na inclusão educacional”, comenta a secretária. Minas Gerais possui 12 centros de referência em Educação Especial mantidos pela SEE nas áreas da deficiência visual, surdez e deficiência intelectual.

Para a diretora de Educação Especial da SEE, Ana Regina de Carvalho, os equipamentos vão favorecer muito o trabalho realizado pelos centros e os núcleos.

“As instituições estão recebendo equipamentos atualizados e de ponta e isso vai agilizar o trabalho deles, tanto no âmbito da capacitação, na produção dos livros acessíveis e na própria implementação de orientações as escolas sobre os recursos de tecnologia. Todos eles vão ter softwares adaptados como leitores de tela e outros recursos aplicados na tecnologia assistiva e essa demonstração na capacitação é importante”, afirma Ana Regina.

Em 2018, serão entregues outros equipamentos importantes para o trabalho diário dos centros, como a impressora Braille para a produção de livros acessíveis e filmadora para registro do processo de avaliação dos candidatos a Intérpretes de Libras e das atividades das capacitações na área da surdez.

A coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (CAP) de Patos de Minas, Hellen da Mota Rodrigues, que funciona há 15 anos e atende 89 municípios, explica que os equipamentos irão beneficiar toda a região. “A aquisição destes equipamentos vem sempre em uma boa hora e contribui muito para atender a demanda de trabalho do CAP”, diz.

Em 2017, a secretaria publicou as Diretrizes de Funcionamento dos CAS e CAP. Esse documento descreve a organização e funcionamento das unidades com o objetivo de alinhar, dar sustentação e transparência às atividades que cada Centro executa.

Comentários